Alagoinhas: Projeto Marco Zero Ferroviário será apresentado durante Festa Cívica Dois de Julho

A iniciativa dá início as comemorações dos 160 anos da ferrovia no município

Postado em

Redação

Foto: Arquivo

Além da assinatura de diversas ordens de serviço que irão beneficiar o bairro Dois de Julho, durante a Festa Cívica em homenagem ao aniversário de 169 anos de Alagoinhas, será lançado o projeto Marco Zero Ferroviário. A iniciativa dá início as comemorações dos 160 anos da ferrovia no município, apenas 9 anos mais nova do que a cidade, que nasceu em Alagoinhas Velha e se desenvolveu nos arredores da Estação de Trem.

“Como nós temos o Marco Zero, com a origem da cidade em Alagoinhas Velha, nós vamos ter também o Marco Zero Ferroviário, que é o início da movimentação da cidade pela ferrovia a partir de 1863. Esse é o grande diferencial do Dois de Julho de 2022”, declarou a secretária de Cultura, Esporte e Turismo Iraci Gama.

Em 13 de fevereiro de 1863, o primeiro trem de passageiros chegou à Alagoinhas, saindo de Salvador. Era a primeira viagem ferroviária para o interior da Bahia. “E no dia 13 de fevereiro de 2023, essa extraordinária façanha completará 160 anos, então nós já começaremos a comemorar com a instalação do Marco Zero de Alagoinhas”, complementou Iraci, grande pesquisadora do tema.

De acordo com a secretária, a programação do Dois de Julho deste ano tem um peso semelhante à de 2018, quando o prefeito Joaquim Neto assinou a ordem de serviço para a região da Rua 8 de dezembro, em Alagoinhas Velha. “ Era o início da revitalização daquele trecho, que foi ampliado. A reforma em Alagoinhas Velha tornou-se algo tão bonito, que hoje parece outro bairro, com outra visibilidade, outra beleza, outros atrativos e as melhorias só continuam”.

Agora, será o bairro Dois de Julho que ganhará cara nova, com a pavimentação do Riacho do Mel, de todas as Ruas do Sobocó, de todas as ruas da Vila Paraíso e da Avenida da Leste – ligando a Feira do Pau ao SENAI; a conclusão do Esgotamento Sanitário da Vila Paraíso, a requalificação da Praça da Brasilinha e da pavimentação do Dois de Julho, a recuperação da Passarela da Baixa do Corte, além da construção do Ecoponto na Central de Abastecimento.

“Então vamos ter essa possibilidade de discutir, de conversar e de dar esse grande pontapé inicial para a instalação do Marco Zero pela comemoração dos 160 anos da ferrovia entre nós”, reforçou a secretária Iraci Gama.

Confira a programação completa da Festa Cívica Dois de julho:

A partir das 08h
Na praça da Brasilinha (Dois de Julho)
• Hasteamento das Bandeiras;
• Pronunciamento das Autoridades;
• Visita à Exposição Histórico-Cultural, organizada pela Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo e Fundação Iraci Gama de Cultura;
• Encontro do Governo com a comunidade: agradecimentos e homenagens; apresentação do Projeto Marco Zero Ferroviário – 160 anos da Ferrovia em 2023;
• Sessão de fotos na área da Exposição.

A partir das 10h00min
No Parque Diesel
• Assinatura das Ordens de Serviço pelo Prefeito Joaquim Neto;
• Apresentação musical com o cantor Zé Ribeiro;
• Encerramento.

Siga nosso Canal no WhatsApp, e fique atualizado com as principais notícias do dia.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

LEIA MAIS…

MAIS LIDAS

CONFIRA AS 10 +