Ciro insinua absolutismo de Lula e diz que ele gostaria que partidos fossem destruídos

Ex-ministro disse que petista almeja ‘mandar e desmandar sem ter que dar explicação a ninguém’

Foto: reprodução/TV Foco

Questionado sobre o significado de esquerda de direita, durante entrevista à Rádio Nova Brasil, na manhã deseta quinta-feira (27), Ciro Gomes (PDT) explicou a origem histórica dos termos na França, até a mudança de leitura com a Revolução Soviética, sem deixar de atacar o ex-presidente Lula (PT), que, segundo ele, “gostaria que todos os partidos fossem destruídos e ficasse só o PT”.

“Esquerda e direita são conceitos que nasceram ali no parlamento francês, na sequencia da Revolução Francesa, que aconteceu em 1789. Então ali, quando acabou a Revolução Francesa, que derrubaram o absolutismo e estabeleceram um regime da democracia dita burguesa, os Girondinos se sentavam à direita nas cadeiras do parlamentos e os Jacobinos se sentavam à esquerda”, explicou o ex-ministro.

Ciro, então, explicou que um grupo, os Girondinos, era formado por pessoas mais ricas e os Jacobinos, pela “turma mais quente, que queria reformas mais rápidas, que queria um caminho de mais solidariedade aos mais pobres”, formando assim a ideia de esquerda e direita, por conta dos assentos no parlamento francês.

Fazendo uma análise histórica, o presidenciável lembrou que com o passar do tempo a Revolução Soviética deu uma nova cara ao conceito de esquerda. “Deu uma característica muito, eu acho que posso dizer grosseira a esse termo, porque estabeleceu-se uma ditadura de um partido único e o marxismo leninismo dizia isso. Então, de repente, a esquerda passou a ser o regime comunista em que, inclusive, a matança de milhões de pessoas se justificava em nome da causa revolucionária”, pontuou, explicando que, na sequência, enquanto esquerda ganhou o estigma, a direita se enraizou na ideia da liberdade econômica e política.

Segundo Ciro Gomes, a direita acabou vencendo o embate moral, político e de valores, “na medida em que ninguém mais no mundo defende partido único, a não ser o Lula, que gostaria que todos os partidos fossem destruídos e ficasse só o PT, pra ele mandar e desmandar sem ter que dar explicação a ninguém”, atacou. “Isso eu tô brincando, mas é o que está na cabeça dessa gente”, acrescentou o ex-ministro, que se coloca “do outro lado”, como “um camarada” que compreende que “em matéria de costumes políticos, a liberdade é tão gravemente importante, quanto o ar que respiramos”.

Acenando para o mercado, ele disse ainda que a “iniciativa privada já provou que é um elemento essencial ao progresso da humanidade” e afirmou ser a favor da existência de propriedade privada como “elemento essencial do progresso da humanidade”. Por outro lado, Ciro disse ser “inevitável” que o Estado “não seja responsabilizado por promover o desenvolvimento, por promover a superação da miséria, da desigualdade, por combater a violência, a ignorância, a doença. Porque a iniciativa privada não sabe fazer isso e nem é justo que ela seja chamada a fazer”.

Cor fim, como pré-candidado à presidência, o cearense se colocou como capaz de “assumir a responsabilidade de distribuir melhor o produto da riqueza que todos nós produzimos trabalhando” e se classificou como “centro-esquerda”.

fonte Bahia.ba

Siga nosso Canal no WhatsApp, e fique atualizado com as principais notícias do dia.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

LEIA MAIS…

MAIS LIDAS

CONFIRA AS 10 +