Banner Prefeitura

Perto da temporada de queimadas, bombeiros lançam operação para prevenir incêndios florestais na Bahia

Redação

Período de maior ocorrência de incêndios começa em setembro

Foto: Divulgação

Com a proximidade do período de maior ocorrência de incêndios, o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) vai lançar nesta quinta-feira (19) a “Operação Florestal Bahia 2021”. A operação tem como objetivo executar, em conjunto com todos os órgãos Federais, Estaduais, Municipais, Associações de brigadistas voluntários e ONG’s, ações estratégicas, planejamento e logística de prevenção e combate aos incêndios florestais em todo o estado.

Na Bahia, historicamente, setembro é o primeiro mês do período de maior deflagração de incêndios, que vai até dezembro e coincide com o período de poucas chuvas. O Oeste Baiano e região da Chapada Diamantina são as áreas baianas que mais sofrem com a incidência dos incêndios florestais anualmente, mas os focos atingem todas as regiões da Bahia. Segundo os bombeiros, o principal elemento que contribui para essas ocorrências são as ações humanas, sendo fundamentais as ações preventivas que são realizadas pelo CBMBA.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com CBMBA, a instituição possui bombeiros especialistas em combate aos incêndios florestais, que atuam com técnicas precisas nesse tipo de ocorrência, e principalmente, realizando trabalho preventivo junto às comunidades. “Desde a emancipação, em 2015 a instituição vêm buscando a melhoria constante nesse tipo de combate, formando a cada ano novos especialistas através do Curso de Especialistas em Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Cpcif).”

(Metro1)


O APO está no Telegram. Faça parte do nosso grupo, clique aqui.