Rainha Elizabeth 2ª lembra morte do príncipe Philip em discurso de Natal

Redação

Monarca prestou homenagem ao marido morto em abril, aos 99 anos

Foto: Reprodução / Youtube

Em uma mensagem de Natal transmitida aos britânicos neste sábado (25), a rainha Elizabeth 2ª relembrou do príncipe Philip e prestou homenagem ao marido, com quem estava casada desde 1947 até abril, quando ele morreu aos 99 anos.

“Seu senso de serviço à nação, sua curiosidade intelectual e a capacidade de se divertir em todas as situações eram irreprimíveis”, disse ela. “Aquele olhar de indignação brilhou tanto no final [de sua vida] como quando o vi pela primeira vez”, acrescentou.

Este ano Elizabeth chegou a ter que cancelar compromissos por causa de recomendações médicas, mas, segundo a Folha de S. Paulo, em seu discurso ela disse que Philip gostaria que a família aproveitasse o Natal e fosse feliz, apesar da ausência de sua “risada familiar”.

Ainda na transmissão, ela falou das comemorações do Jubileu de Platina no próximo ano, quando completa 70 anos no trono. A rainha disse esperar que o jubileu seja uma oportunidade para “agradecer pelas enormes mudanças sociais, científicas e culturais das últimas sete décadas, e também olhar para o futuro com confiança”.

Elizabeth 2ª é a monarca que reinou mais tempo na história do Reino Unido, ultrapassando sua sua tataravó, a rainha Vitória, que ocupou o trono de 1837 a 1901.