Banner Prefeitura

Trabalho informal cresce 15,4% na Bahia, segundo IBGE

Mais de 3,2 milhões de pessoas estão neste grupo, ou seja 85,7% de toda a população ocupada

Foto: Arquivo/Agência Brasil

O número de trabalhadores informais cresceu 15,4% no primeiro trimestre deste ano na Bahia, em comparação ao mesmo período de 2021. Com isso, mais de 3,2 milhões de pessoas estão neste grupo, ou seja 85,7% de toda a população ocupada. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

No primeiro trimestre do ano passado, o número de trabalhadores informais estava era 2,778 milhões. Ou seja, houve um aumento de 429 mil pessoas trabalhando informalmente no estado em um ano.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por outro lado, houve uma redução deste grupo comparado ao quarto trimestre de 2021, quando somava 3,270 milhões de pessoas, 55,3% dos trabalhadores baianos. De um trimestre para o outro, o total de informais caiu 1,9%, o que representou menos 63 mil trabalhadores nessa situação.

São considerados informais pelo IBGE os empregados no setor privado e domésticos que não têm carteira assinada, os trabalhadores por conta própria ou empregadores sem CNPJ e as pessoas que trabalham como auxiliares em algum negócio familiar.

Fonte iBahia


O APO está no Telegram. Faça parte do nosso grupo, clique aqui.