Banner Prefeitura

Organizações sociais de quatro municípios da Bahia podem se inscrever em evento que incentiva práticas colaborativas

Iniciativa do Itaú Social estimula trabalho em rede para alcançar melhores resultados educacionais frente aos desafios da pandemia. Inscrições vão até 31 de maio

As OSCs (organizações da sociedade civil) de quatro municípios do  Bahia que têm interesse e/ou atuam com educação de crianças e adolescentes podem se inscrever para o encontro que apresentará a 2ª edição do programa “Experiências em Rede: Práticas educativas e colaborativas entre as OSCs”, que ocorre no dia 1º de junho, às 14h00 (horário de Brasília). A inscrição deve ser feita pelo site. 

O programa incentivará a construção de ações colaborativas entre OSCs de um mesmo município para que, juntas, contribuam no combate ao abandono e evasão escolar de crianças e adolescentes.

Os municípios baianos (Alagoinhas, Cruz das Almas, Euclides da Cunha e Simões Filho) estão entre os 45 territórios prioritários da iniciativa. Eles foram selecionados com base em indicadores relacionados à qualidade da educação e ao contexto social de vivência que, quando combinados, caracterizam uma situação de vulnerabilidade social.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Após o encontro de apresentação, as OSCs dos municípios prioritários que preencherem os pré-requisitos serão convidadas para participar de um percurso formativo realizado a distância, em que serão ofertados conteúdos para a elaboração de um plano de ação. Os planejamentos concluídos serão submetidos a uma análise e os que forem aprovados receberão apoio técnico e fomento financeiro para sua implementação.

“A pandemia provocou uma série de mudanças na relação entre o estudante e a escola. Após o período mais grave da Covid-19, ainda há crianças que não retornaram ao convívio escolar ou estão em risco de evasão. Por estarem inseridas na realidade do território, as organizações da sociedade civil possuem um olhar no qual podem apontar soluções para este desafio”, explica a gerente de Fomento do Itaú Social, Camila Feldberg.

Evasão escolar

A evasão escolar é um problema que está presente na realidade de dois em cada dez estudantes, como aponta a pesquisa “Educação não presencial na perspectiva dos estudantes e suas famílias”, elaborada pelo Datafolha em dezembro de 2021 a pedido do Itaú Social, Fundação Lemann e BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Programa

A expectativa é selecionar redes formadas por OSCs de cidades prioritárias, em todo o país. Confira a lista dos municípios no mapa da página. Em 2021, mais de 10 mil crianças e adolescentes foram beneficiados pelo programa, por meio de 173 organizações participantes, em 41 municípios. Os resultados podem ser conferidos em vídeo no YouTube.

Serviço

Organizações de quatro municípios da  Bahia podem se inscrever em evento que incentiva práticas colaborativas

Inscrições para o encontro: até 31 de maio, gratuitamente

Data do encontro: 01/06, às 14h

Onde: site do Itaú Social

Municípios prioritários: disponível no mapa no final da página


O APO está no Telegram. Faça parte do nosso grupo, clique aqui.