Assim como Caruaru, Recife vai proibir manifestações políticas no São João

Redação, com informações do BN

Foto: Prefeitura de Recife/Divulgação

Assim como a prefeitura de Caruaru, a Prefeitura de Recife (PE) proibirá manifestações políticas de artistas contratados para se apresentar na festa de São João, prevista para ocorrer entre 10 e 20 de junho na cidade.

A determinação foi publicada no site da prefeitura através do edital da Secretaria de Cultura da capital para contratação dos artistas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Não será permitida a veiculação de nenhum tipo de propaganda partidária e de nenhum tipo de propaganda política, em atendimento às normas previstas na legislação eleitoral”, diz trecho do edital.

O prefeito João Campos (PSB) usou seu perfil no Twitter para negar que a restrição represente algum tipo de censura.

“O Recife defende e pratica a liberdade, não podemos admitir qualquer tipo de censura, ainda mais no que diz respeito à cultura”, iniciou. “A Prefeitura do Recife cumpre apenas exigências da Legislação Eleitoral (Lei nº 9.504/97), com vedações, em editais, ao que se entende como propaganda partidária. Manifestações políticas vão muito além disso e jamais sofrerão restrições, enquanto eu for prefeito”, disse Campos.

O São João de Caruaru também determinou que qualquer atração “que expresse conteúdo político de qualquer natureza” não seria contratada e que o descumprimento da cláusula poderia levar à suspensão de cachês.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Depois do caso ter sido noticiado pelo jornal Folha de S. Paulo, a Prefeitura de Caruaru atribuiu o ‘mal-entendido’ à redação equivocada do edital.


O APO está no Telegram. Faça parte do nosso grupo, clique aqui.