Brasil é o quinto país mais buscado por imigrantes venezuelanos

Em primeiro lugar está a Colômbia, com 1.842.390 refugiados venezuelanos

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Brasil é o quinto destino mais procurado por imigrantes venezuelanos para viver. De janeiro de 2017 a março de 2022, o país recebeu 325.763 venezuelanos que permaneceram aqui.

Em primeiro lugar está a Colômbia, com 1.842.390 refugiados venezuelanos; seguida pelo Peru, com 1.286.464. Equador (513.903) e Chile (448.138) ocupam a terceira e quarta posição, respectivamente.

Os dados são da plataforma R4V, que reúne informações do sistema das Nações Unidas e do governo brasileiro.

O governo brasileiro tem facilitado a entrada desses imigrantes e a legalização da permanência deles. “Mesmo aqueles que entraram durante o período de fechamento de fronteiras hoje podem procurar uma unidade da Polícia Federal e se regularizar”, afirma Lígia Lucindo, diretora do Departamento de Migração do Ministério da Justiça e Segurança Pública, em entrevista à Agência Brasil.

Entretanto, um problema preocupante é: a entrada de crianças e adolescentes desacompanhados. Em 2021, cerca de 5,2 mil crianças chegaram ao Brasil sem documentos ou sem o responsável legal, segundo dados do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). Fonte: Metro1

Siga nosso Canal no WhatsApp, e fique atualizado com as principais notícias do dia.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

LEIA MAIS…

MAIS LIDAS

CONFIRA AS 10 +