Bicos são alternativa de complementação de renda para 45% dos brasileiros

Foto: Agência Brasil

Os famosos bicos se tornaram alternativa de complementação de renda para quase metade dos brasileiros com mais de 16 anos nos últimos 12 meses. De acordo com uma pesquisa realizada pela Inteligência em Pesquisa e Consultoria (Ipec) – empresa fundada por executivos que respondiam pelo extinto Ibope Inteligência -, 45% dos entrevistados relataram a necessidade de realização de atividades extras para complementar o orçamento doméstico.

A maior parte dos bicos relatados está relacionada ao setor de serviços: 33% dos entrevistados citaram ter complementado a renda com serviços de manutenção, de beleza, de segurança, de motorista, de entregas por aplicativos ou ainda com trabalhos domésticos de faxina, de babá, de aulas particulares e de cuidados com idosos e com animais.

Outros 28% relataram que foi preciso levantar recursos para driblar dificuldades econômicas vendendo mercadorias, como alimentos preparados em casa, objetos artesanais confeccionados manualmente, roupas e artigos usados, cosméticos e produtos de beleza ou produtos em geral, voltados para o comércio ambulante.

Alguns entrevistados relataram ainda que realizam mais de uma atividade de complementação de renda. A pesquisa mostrou ainda que a necessidade de realização de bicos é mais frequente em famílias com renda de até um salário mínimo.

Divulgado quarta-feira (10), o levantamento foi encomendado pelo Instituto Cidades Sustentáveis (ICS), uma organização não governamental que desenvolve iniciativas com foco no combate às desigualdades, na promoção dos direitos humanos, na participação social e na defesa do meio ambiente.

A pesquisa foi planejada com o objetivo de revelar dados da percepção da população sobre questões sociais, raciais, de gênero e de orientação sexual. Entre 1º e 5 de abril, foram entrevistadas 2 mil pessoas em 128 municípios espalhados por todas as regiões do território nacional.

Fonte Metro1

Siga nosso Canal no WhatsApp, e fique atualizado com as principais notícias do dia.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

LEIA MAIS…

MAIS LIDAS

CONFIRA AS 10 +