Brasil tem a terceira gasolina mais cara do mundo

fonte Bahia.ba

Dos 30 países pesquisados, só está a frente das Filipinas e Indonésia

Foto: Marcello Casal jr/Agência Brasil

Um estudo realizado pela Oxford Economics indica que o Brasil tem a terceira gasolina mais cara do mundo. De acordo com o levantamento, no país um litro do combustível corresponde a 9% do salário médio diário, percentual menor apenas do que o registrado nas Filipinas (19%) e na Indonésia (13%). A pesquisa avaliou o valor do litro da gasolina com o poder de compra, em 30 países.

Ainda assim, economistas chamam a atenção para o fato de que mesmo com os sucessivos aumentos, o preço do combustível no Brasil ainda está defasado em cerca de 18% em relação aos preços internacionais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Dessa forma, caso a Petrobras siga à risca a política de paridade – que prevê que os preços internos sejam reajustados a depender do preço do barril de petróleo e do câmbio -, a gasolina pode ficar ainda mais cara até o fim deste ano.

A política de preço de paridade internacional (PPI) foi instituída na Petrobras em 2016, quando o empresário Pedro Parente assumiu a direção da companhia, após as denúncias de corrupção na estatal.

Desde então, o preço da gasolina cresceu 57% no Brasil, já descontada a inflação, e o valor das ações da companhia mais que dobraram, ainda de acordo com a consultoria Oxford Economics.


O APO está no Telegram. Faça parte do nosso grupo, clique aqui.