Filha perde contato com mãe após enxurrada no extremo sul da Bahia

fonte Metro1

Ercilia Batista falou com a mãe pela última vez na manhã da última quinta-feira (9)

Foto: Reprodução

Há quase 24 horas, Ercilia Batista, 26, tem vivido em estado de aflição. Na manhã da última quinta-feira (9), a jovem falou pela última vez com sua mãe, Helena, moradora de Nova Alegria, distrito de Itamaraju, no extremo sul da Bahia. Por conta da forte chuva, o sinal de energia caiu no povoado. “A gente só ouviu ela falar que estava tudo bem e aí desligou a luz de lá, e ficamos sem contato”, conta a filha.

Ercilia atualmente mora no Espiríto Santo e teme pelos danos que a chuva pode ter causado. Segundo conta, a casa de sua mãe fica em um barranco, em um ponto alto do povoado. Por um lado, estar em um lugar alto significa mais segurança com relação à cheia do rio. Por outro, o risco de deslizamento também é maior. “A casa da minha mãe não suporta a quantidade de gente que estava lá. Tinham umas quatro ou cinco famílias que estavam se abrigando na casa dela”, conta a jovem.

O povoado de Nova Alegria foi fortemente atingido por uma enxurrada que se intensificou na última quinta. O influenciador Felipe Neto chegou a anunciar que está enviando R$ 100 mil para famílias que estão desabrigadas no distrito.

Ercilia diz que recebeu informações de que o exército teria sido acionado para ir ao povoado. “Mas ninguém sabe dizer ao certo. Liguei para a Defensoria Pública e ninguém atende”, completa.

A reportagem tentou entrar em contato com a Prefeitura de Itamaraju, município ao qual Nova Alegria pertence, porém não obteve sucesso. Nas redes sociais da prefeitura, foi informado que o apoio aéreo aos distritos pertencentes ao município não conseguiu se deslocar justamente por conta do mau tempo.

Em outra publicação, a prefeitura informa que a Defesa Nacional já se faz presente no município, mas não cita se os distritos também receberão o apoio federal.

O município de Itamaraju declarou Estado de Calamidade Pública ainda na quarta-feira (8), por conta da chuva.