Caixas ‘misteriosas’ voltam a aparecer em praias do sul da Bahia

Mergulhadores do projeto Coral Vivo encontraram uma caixa perto da Ilha Siriba, no Arquipélago de Abrolhos

Foto: reprodução/Radar64

Novas caixas ‘misteriosas’, supostamente fardos de borracha pertencentes a navios nazistas alemães afundados, foram encontradas em praias no sul da Bahia entre sábado, 30, e domingo, 31.

No último domingo, 31, mergulhadores do projeto Coral Vivo encontraram uma caixa perto da Ilha Siriba, no Arquipélago de Abrolhos. Segundo o site Radar 64, o mesmo tipo de material foi recolhido na beira da praia do Mundaí, na manhã do último sábado, 30, por fiscais ambientais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Causa Animal de Porto Seguro.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A caixa foi levada para um lugar seguro a fim de ser analisada. A área da praia foi isolada. Ao Radar 64, o secretário de Meio Ambiente e Causa Animal, Jânio Natal Júnior, disse se tratar de algo parecido com borracha.

Desde 2018 há registros destes fardos em algumas praias do Nordeste brasileiro, incluindo na Bahia. Estudos de pesquisadores da Universidade Federal do Ceará (UFC) e da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) revelaram que as caixas são fardos de borracha de dois navios nazistas naufragados: o MV Weserland e o SS Rio Grande. O material estaria afundado no mar há 77 anos.