Twitter anuncia ferramenta para combater fake news no Brasil

Recurso tem relação com as eleições de 2022

Postado em

fonte Aratu On

O Twitter anunciou, nesta segunda-feira (17/1), o lançamento de uma ferramenta para combater as fake news no Brasil. Outros países como Espanha e Filipinas também irão receber o recurso, que foi lançado primeiramente nos Estados Unidos, Coreia do Sul e Austrália, em agosto do ano passado.

Em nota, a empresa afirmou que o recurso é experimental e os usuários poderão denunciar as informações falsas em tempo real. Além disso, explicou porque o Brasil, Espanha e Filipinas foram escolhidos. “Selecionamos esses países porque queremos colher aprendizados de uma pequena, porém geograficamente diversificada, gama de regiões – incluindo aquelas em que o inglês não é o primeiro idioma – antes de tornar a ferramenta disponível globalmente”, afirmou em comunicado oficial.

Além disso, o Twitter relacionou o lançamento da ferramenta em virtude das eleições de 2022. ” Além disso – e paralelamente a nossas políticas já existentes em eventos cívicos anteriores -, o fato de 2022 ser ano de eleições no Brasil e nas Filipinas, assim como de meio de mandato nos Estados Unidos, contribuirá para a avaliação de como esta ferramenta de denúncias seria usada em períodos de grandes eventos cívicos”, disse a empresa.

No ínicio deste mês, a hashtag #TwitterApoiaFakeNews estava entre os assuntos mais comentados da rede social. O Ministério Público Federal chegou a questionar o Twitter porquê o Brasil ainda não possuía um recurso para denunciar fake news sobre a pandemia e deu um prazo de 10 dias para ter um parecer.

Siga nosso Canal no WhatsApp, e fique atualizado com as principais notícias do dia.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

LEIA MAIS…

MAIS LIDAS

CONFIRA AS 10 +