Na madrugada desta segunda-feira (12/9), 900 aves silvestres foram resgatadas pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), durante uma fiscalização na unidade operacional de Itabuna, na BR 101. Elas estavam no porta-malas de um veículo modelo Fiat Palio, com placa de São Paulo.
Os pássaros são da espécie “papa-campim” e “canário da terra” e estavam presos, juntos, em gaiolas pequenas. Por conta do espaço e condições degradantes do equipamento, os animais apresentaram dificuldade para respirar, além de terem pouco espaço para se locomoverem. A higienização era precária e dezenas de pássaros já estavam mortos.
Na entrevista, o motorista do automóvel assumiu a responsabilidade pelo transporte ilegal dos animais. Disse ainda que não possuía a autorização e nem a guia de transporte para criação. Informou também que saiu de Itabela (SP) e viajava com destino a cidade de Jequié, onde pretendia comercializar os pássaros.
As aves estavam muito debilitadas e ficaram sob os cuidados do órgão ambiental CETAS de Cruz das Almas, a 153 Km de Salvador. Quando estiverem aptas, serão devolvidas ao seu habitat natural. O retorno ao habitat natural nem sempre é um processo rápido. Além de tratar a saúde, os animais precisam reaprender funções básicas como voar e caçar.
Já o homem responderá na Justiça por crime contra o meio ambiente e foi lavrado o Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO).
(Via Aratu on)