Aglomeradas em porta-malas, quase mil aves silvestres são resgatadas no sul da Bahia

Em um intervalo de poucas horas, foram resgatadas nas rodovias federais da Bahia mais de 1.500 pássaros silvestres durante duas abordagens em trechos baianos das Brs 101 e 110

Postado em

Redação

Foto: divulgação/ PRF-BA

Na madrugada desta segunda-feira (12/9), 900 aves silvestres foram resgatadas pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), durante uma fiscalização na unidade operacional de Itabuna, na BR 101. Elas estavam no porta-malas de um veículo modelo Fiat Palio, com placa de São Paulo.

Os pássaros são da espécie “papa-campim” e “canário da terra” e estavam presos, juntos, em gaiolas pequenas. Por conta do espaço e condições degradantes do equipamento, os animais apresentaram dificuldade para respirar, além de terem pouco espaço para se locomoverem. A higienização era precária e dezenas de pássaros já estavam mortos.

Na entrevista, o motorista do automóvel assumiu a responsabilidade pelo transporte ilegal dos animais. Disse ainda que não possuía a autorização e nem a guia de transporte para criação. Informou também que saiu de Itabela (SP) e viajava com destino a cidade de Jequié, onde pretendia comercializar os pássaros.

As aves estavam muito debilitadas e ficaram sob os cuidados do órgão ambiental CETAS de Cruz das Almas, a 153 Km de Salvador. Quando estiverem aptas, serão devolvidas ao seu habitat natural. O retorno ao habitat natural nem sempre é um processo rápido. Além de tratar a saúde, os animais precisam reaprender funções básicas como voar e caçar.

Já o homem responderá na Justiça por crime contra o meio ambiente e foi lavrado o Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO).

(Via Aratu on)

Siga nosso Canal no WhatsApp, e fique atualizado com as principais notícias do dia.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

LEIA MAIS…

MAIS LIDAS

CONFIRA AS 10 +