Mais de 8 mil pessoas homenageiam os 200 anos da Independência do Brasil em Alagoinhas

As homenagens aos 200 anos de pátria reuniram cerca de 4 mil desfilantes divididas em 40 instituições na Praça da Bandeira, ponto de partida do desfile.

Postado em

Redação

Mais de 8 mil de alagoinhenses se deslocaram ao centro da cidade, nesta quinta-feira, 7, para assistir e prestigiar o desfile cívico-militar pela Independência do Brasil. As homenagens aos 200 anos de pátria reuniram cerca de 4 mil desfilantes divididas em 40 instituições na Praça da Bandeira, ponto de partida do desfile.

Ao lado de representantes de diversos segmentos da sociedade e autoridades, o prefeito Joaquim Neto demonstrou sua cidadania e espírito de patriotismo. “O dia 07 de setembro é muito importante para nossa nação. É nesse dia que comemoramos os 200 anos de um país independente, democrático e que preza pelo seu povo”, comemorou o gestor a volta dos desfiles após dois anos sem evento devido à pandemia da Covid-19.

O cortejo organizado pela Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo (SECET) em parceria com a Secretaria de Educação (SEDUC) foi aberto pelos músicos da Sociedade Harmônica Independente (em formação), tendo como primeiro desfilante o Exército/Alagoinhas – Segundo Depósito de Suprimentos, seguido pelo Quarto Batalhão da Polícia Militar e outras organizações militares e paramilitares. Também houve a presença de

diversos grupos culturais, escolas e seus alunos, representantes de instituições religiosas e organizações não governamentais onde foram ressaltadas figuras populares participantes das lutas na Independência da Bahia e do grande legado cultural do país.

Para a secretária de Cultura, Esporte e Turismo, Iraci Gama, esse é um dia de muita felicidade para o Brasil. “Esse é um momento muito especial em que homenageamos as figuras populares das lutas da independência, com toda a sua pluralidade. Nós trouxemos para as ruas não só lazer, mas também um processo de educação do povo como o legado de Maria Felipa, Marisqueiras da Ilha de Itaparica, comunidades quilombolas, que são a herança concreta da comunidade africana, a capoeira, o samba de roda. Isso tudo é uma forma de valorizar e ressaltar a nossa cultura. Por tudo isso, ficamos muito felizes com o evento, foi muito representativo”, afirma a organizadora do evento.

No palanque oficial também estiveram presentes os Secretários do Governo , Autoridades Religiosas, Vereadores, Comandantes das Forças Armadas e Representantes outras Instituições.

Confira as imagens: (Fotos: Roberto Fonseca / Secom PMA)

Siga nosso Canal no WhatsApp, e fique atualizado com as principais notícias do dia.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

LEIA MAIS…

MAIS LIDAS

CONFIRA AS 10 +