Fachin afirma que vai levar caso Lollapalooza ao plenário do TSE ‘imediatamente’

Ministro ressaltou histórico de ‘defesa intransigente da liberdade de expressão’ do tribunal

Postado em

fonte Bahia.ba

Foto: Carlos Moura/SCO/STF

Após decisão monocrática do ministro Raul Araújo proibindo manifestações políticas no Lollapalooza, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Edson Fachin, afirmou que levará o caso ao plenário do TSE.

“Assim que o relator liberar para a pauta, irei incluir imediatamente [na pauta do plenário]”, disse Fachin, nesta segunda-feira (28), em entrevista ao blog da jornalista Ana Flor, da GloboNews. “A posição do tribunal será a decisão majoritária da Corte, cujo histórico é o da defesa intransigente da liberdade de expressão”, acrescentou.

A decisão de Araújo por vetar as manifestações dos artistas no festival ocorreu após o PL, partido do presidente Jair Bolsonaro, entrar com uma ação no tribunal, alegando que os atos configuram propaganda eleitoral.

O entendimento, no entanto, foi criticado por juristas, classe artística e políticos, sobretudo após divulgada a informação de que o mesmo ministro que se opôs aos atos no festival negou pedido do PT para retirada de outdoors pró-Bolsonaro no Mato Grosso.

Siga nosso Canal no WhatsApp, e fique atualizado com as principais notícias do dia.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

LEIA MAIS…

MAIS LIDAS

CONFIRA AS 10 +