Em Brasília, secretário da Agricultura da Bahia cobra ações para ajudar produtores a enfrentarem a seca

Foto: Ascom/Seagri

Ao lado de deputados estaduais que fazem parte da Comissão de Agricultura e Política Rural da Assembleia Legislativa (Alba), o secretário da Agricultura da Bahia, Wallison Tum, participou de audiências, na quarta-feira (18), em Brasília, para apresentar pautas em defesa dos pequenos e médios produtores. O encontro focou, sobretudo, no que diz respeito a medidas que ajudem no enfrentamento às severas mudanças climáticas que têm afetado as condições de produção no campo.

Uma das reuniões aconteceu na Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Na oportunidade, tratou-se da dilação de prazo das exigências para a manutenção dos benefícios da dupla tarifa, um subsídio que permite a pequenos e médios irrigantes e aquicultores terem acesso mais barato à energia.

“Com o fenômeno do El Nino, as regiões secas da Bahia estão com o regime de chuvas ainda mais escasso, o que tem colocado os produtores numa situação difícil de não ter como produzir a contento nem como arcar com os custos, incluindo os de energia. Por isso, viemos até a Aneel para discutirmos alternativas que garantam um alívio a esses agricultores”, argumentou o secretário.

Já no Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Tum e os deputados da comissão foram recepcionados pelo ministro Carlos Fávaro, que recebeu uma série de reivindicações da agropecuária baiana. Entre elas, o acesso a crédito emergencial para que os criadores possam enfrentar a seca e assegurar a alimentação do rebanho.

De acordo com o titular da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri), também foi solicitada a Fávaro a liberação de linhas de crédito para agricultores que tiveram suas dívidas negociadas, mas que continuam com o crédito bloqueado pelos bancos, assim como a criação de uma política de abastecimento de água para consumo humano e dos animais, principalmente na região do semiárido baiano. O local tem sofrido ainda mais com as poucas chuvas dos últimos meses.

Comissão

Participaram das agendas em Brasília os deputados estaduais Manoel Rocha – presidente da comissão de agricultura da Alba -, Ricardo Rodrigues, Luciano Araújo, Eduardo Salles e Raimundinho da JR, além do coordenador-geral de Apoio às Superintendências, Oziel Oliveira, e do senador Otto Alencar.

Fonte: Ascom/Seagri

Siga nosso Canal no WhatsApp, e fique atualizado com as principais notícias do dia.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

LEIA MAIS…

MAIS LIDAS

CONFIRA AS 10 +