Alagoinhas: Prefeitura e Governo do Estado realizam feira de saúde, inaugurações e dão ordens de serviços

A Prefeitura Municipal de Alagoinhas e o Governo do Estado realizaram diversas ações no município nesta quinta-feira (22). Durante todo o dia, a agenda contou com inaugurações, assinaturas de ordem de serviços e a Feira Saúde Mais Perto.

O governador Jerônimo Rodrigues esteve na cidade, e juntamente com o prefeito Joaquim Neto, assinou a ordem de serviço para o início das obras de construção do tão aguardado Hospital Regional. A obra tem um investimento de mais de R$161 milhões, e contará com 180 leitos, sendo 30 de unidade de terapia intensiva (UTI), distribuídos em especialidades como clínica geral, saúde mental, neurologia, cardiologia e oncologia. Haverá atendimento adulto e pediátrico.

O projeto, que está previsto para ser concluído em maio de 2025, terá uma área de mais de 80 mil metros quadrados – sendo 23.262,09 m² de área construída -, localizada, estrategicamente, na Rodovia BR-110. A unidade vai funcionar como referência para 33 municípios de toda a região, oferecendo serviços em alta complexidade nas áreas de neurologia, neurocirurgia e oncologia, além de assistência cardiovascular.

Estima-se que o hospital realizará cerca de 1.800 internações por mês e 21 mil atendimentos ambulatoriais. “Aqui em Alagoinhas realizando a construção desse tão esperado hospital que contará com serviços mais complexos, isso coincide justamente com o interesse da região e com a política nossa de enfrentar o tema da regulação, para que as pessoas possam, em curto tempo, dentro da necessidade delas, poder fazer seus exames, fazer seu tratamento, tomar sua medicação”, afirmou o governador Jerónimo Rodrigues.

Durante o dia também foram realizados serviços de saúde e voltados ao cidadão com a Feira Saúde Mais Perto, onde a população alagoinhense teve acesso à realização de exames, consultas e cirurgias. “Durante dois dias, 22 e 23 de fevereiro, serão ofertados mais de 12 mil atendimentos gratuitos aos alagoinhenses e à população da região. Serviços de odontologia; exames, rastreamento para cirurgia de catarata, capsulotomia por Yag Laser. Triagem para cirurgias eletivas com consulta com cirurgião geral para encaminhamento, agendamento e execução de cirurgias; orientação em saúde; imunização; testes rápidos; aferição de pressão arterial e glicemia; orientação nutricional e serviços de fisioterapia, e muito mais. Tudo isso para facilitar o acesso à saúde e, consequentemente, melhorando a qualidade de vida da população”, explicou o prefeito Joaquim Neto.

A deputada estadual, Ludmila Fiscina, que também se fez presente, destacou as ações e mudanças que vem ocorrendo na cidade. “Sempre é um sentimento de gratidão. Agradeço ao governador Jerónimo pela parceria e ao prefeito Joaquim Neto pela sensibilidade e pela forma de trabalhar. Estou muito feliz que no nosso mandato conseguimos um novo hospital e diversas outras demandas que nós estávamos solicitando. Então, o sentimento é de dever cumprido”, falou.

“Com muita alegria e gratidão recebemos do Governo do Estado essa grande feira de saúde para atender a população de Alagoinhas e região. Isso vai zerar a fila da regulação e vai nos ajudar bastante com a demanda reprimida”, disse a secretária de Saúde, Laína Passos.

Durante a manhã também foi inaugurado o Galpão de Frutas no Mercado Municipal, localizado na Central de Abastecimento, com a entrega de 75 barracas. “Nunca se viu tanto trabalho na Central de Abastecimento e é o que continuamos fazendo com a entrega do Mercado de frutas e verduras. Aqui víamos uma necessidade muito grande de melhoramento da estrutura, e agora os feirante recebem um galpão, fruto de uma parceria da Prefeitura de Alagoinhas com o Governo do Estado, com todo o entorno com pavimentação em piso intertravado e na via principal em asfalto CBUQ (asfalto quente). Também foi feita a drenagem do local, substituição de manilhas, tudo isso para maior conforto tanto do permissionário que está aqui dentro trabalhando, como para a população que é o nosso principal foco”, afirmou George Caboré, secretário de Agricultura.

Na oportunidade, foram entregues a pavimentação em pista dupla nos trechos de acesso viário à cidade, pela Avenida Murilo Cavalcanti, que abrange uma extensão de 2,70 km, e a pavimentação asfáltica no entorno do mercado e autorizado novos investimentos em infraestrutura viária, como a pavimentação nos trechos de entroncamentos com a BR-110, nas comunidades de Portões e Estrada do Caminhoneiro, pavimentação em rodovia de acesso, no trecho entre Miguel Velho e Jorro, a modernização do sistema de iluminação pública na avenida Murilo Cavalcanti e a complementação da Área externa do Estádio Municipal.

Siga nosso Canal no WhatsApp, e fique atualizado com as principais notícias do dia.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

LEIA MAIS…

MAIS LIDAS

CONFIRA AS 10 +