Alagoinhas: Em mais um ano de atividade, projeto Empreender no Campo capacita agricultores para negócios rurais

Foto: Roberto Fonseca/Secom

O projeto Empreender no Campo, uma parceria da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (SEDEA) com o Sebrae, encerrou nesta segunda (04) as atividades de 2024 com a oficina “Negociar no Campo”, na comunidade do Pindobal. A aula foi ministrada pelo professor Carlos Mello, instrutor do Sebrae, e mostrou como o campo pode ser um ambiente adequado para um pequeno negócio ou microempresa.

O projeto, que iniciou em 2022, tem o objetivo de capacitar os produtores rurais de Alagoinhas para que desenvolvam negócios satisfatórios e rentáveis a partir de sua produção agrícola. São ofertadas consultorias e oficinas mensais, realizadas na Associações Rurais. Em 2023, foram ofertadas 50 oficinas nas comunidades rurais do Buri, Catuzinho, Tombador, Boa União, Estevão, Papagaio, Oiteiro, Cachoeira, Pindobal e Rio Branco.

Além da formação dos agricultores, Empreender no Campo pretende conceder ao produtores rótulo, código de barras e tabela de valores nutricionais, para que eles possam comercializar suas mercadorias. “Dessa forma, eles poderão vender seus produtos nos supermercados do seu bairro e também na sede de Alagoinhas, e ter um valor agregado ao alimentos que produzem”, explica Luziana Batista, Coordenadora de Capacitações da SEDEA. A previsão é esses itens sejam disponibilizados ao final do projeto, no próximo ano.

Cultivando aipim, quiabo e feijão, é da produção da roça que Elenice Almeida tira o sustento de sua família. “O curso tem me agregado muito, porque estou aprendendo a lidar melhor com o campo, com as tecnologias envolvidas na área. Foi com o curso que descobri uma praga que deu na minha plantação de mandioca e estou conseguindo tratar com o aprendizado das aulas. Então, está sendo um avanço e tanto para nós”, conta a produtora rural.

Antoniel Santana tem 62 anos, é lavrador na comunidade do Pindobal e conta que o projeto oferece ferramentas para melhorar sua produção. “A gente tem muito a aprender com isso. A cada dia que passa, a gente sente a necessidade de estar mais atualizado, de se aperfeiçoar, de ter mais conhecimento para alcançar alguma coisa lá na frente. E esse conhecimento não serve só pra mim, mas serve para os filhos e a gente passa conhecimento pra frente”, reconhece Antoniel.

O secretário Bruno Fagundes, da SEDEA, afirma que “com o conhecimento técnico necessário para fazer os ajustes burocráticos e com as capacitações que ajudam a melhorar sua produção e a ter melhores noções sobre negócios, o produtor rural torna-se mais preparado para ter sucesso ao empreender no campo”.

Siga nosso Canal no WhatsApp, e fique atualizado com as principais notícias do dia.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

LEIA MAIS…

MAIS LIDAS

CONFIRA AS 10 +