A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou uma atualização no Ranking Nacional de Clubes na sexta-feira (8), refletindo as recentes conquistas e desempenhos das equipes nas competições nacionais e internacionais. As informações são do VarelaNet.
Com o Palmeiras assegurando o título da Série A, o Vitória campeão da Série B e o São Paulo galgando posições após sua vitória inédita na Copa do Brasil, o Flamengo mantém sua posição de destaque no topo da lista. Entre os gigantes do país, o Vasco se encontra na 22ª posição.
O Bahia figura na 13ª posição do ranking, ficando apenas atrás do Fortaleza entre os times do Nordeste. O Vitória, ocupando o 28º lugar, fica atrás do CRB (26º), Sport (24º) e Ceará (18º).
O Ranking Nacional de Clubes (RNC) estabelece uma classificação técnica entre 239 clubes do futebol brasileiro, considerando o desempenho das equipes nas competições ao longo dos últimos cinco anos. A entidade destaca que, para 2023, todas as equipes são pontuadas, sendo a Série A valorizada com peso cinco vezes maior.
O campeão da Série A recebe 800 pontos, enquanto o segundo colocado obtém 640, o terceiro 600, o quarto 560 e o quinto 552. Na divisão de acesso, o campeão da Série B recebe 400 pontos, o da Série C 200, e o detentor do troféu da Série D 100.