Renda de produtores de leite de cabra dos municípios de Uauá e Curaçá tem aumento de 72%

Foto: Ascom/CAR

Agricultores e agricultoras familiares dos municípios de Curaçá e Uauá, no território de identidade Sertão do São Francisco, comemoram um incremento de 72% na renda, com a comercialização de leite de cabra. A produção de leite saiu de 42.473 mil litros, em 2022, para 71.472 mil litros, em 2023. No acumulado do ano passado, eles tiveram uma arrecadação da ordem de R$ 166 mil.

Esse resultado foi possível com o apoio o apoio do Governo da Bahia, por meio do projeto da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Pró-Semiárido, que ofertou Assessoria Técnica Continuada e especializada (ATC) e infraestruturas necessárias para que as famílias tivessem condição de fomentar a atividade pecuária e investir no rebanho.

“O Pró-Semiárido trouxe estruturas e assistência técnica de qualidade, que melhorou o nosso manejo. Com salas de ordenha equipadas para que a gente possa fornecer um leite de qualidade, além da limpeza e ampliação de aguadas para que a gente consiga manter o banco de forragens, que é essencial para alimentação dos animais”, destaca Gessé Rodrigues, produtor de cabra leiteira que mora no Sítio dos Loiolas, no município de Uauá.

Geisiane Almeida da Silva, que também reside no Sítio dos Loiolas, ressalta o incentivo dado ao trabalho feminino: “através do Projeto, as mulheres empreendedoras tiveram muitos benefícios, como os kits de higienização para melhorar a qualidade do nosso leite, porque antes nós não tínhamos o conhecimento que adquirimos através do Pró-Semiárido”.

O zootecnista e técnico do Pró-Semiárido, Emanoel Amarante, salienta que este é um trabalho que teve inicio há alguns nos, mas que agora tem tido uma ação mais direcionada que tem resultado, com impactos expressivos: “desde 2016, a gente vem notando a aptidão na região para a produção de leite de cabra. Esse trabalho teve alguns investimentos e a ATC foi essencial para atender a qualidade dessa matéria-prima. Hoje, com um ano de assistência técnica especializada para caprino de leite, conseguimos ter resultados importantes como o aumento da oferta de leite de qualidade em 68%”.

As boas práticas para a ordenha manual, cuidados e higiene, bom manejo de animais, oferta de alimentação adequada, cuidados com a saúde e vacinação são fatores cruciais para o alcance destes resultados. Wendell Pereira Oliveira, veterinário, que acompanha os produtores por meio de convênio firmado pela CAR com a Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (Coopercuc), ratifica que o aumento da produção de leite de cabra está relacionado à oferta de assessoramento técnico.

“É importante destacar a importância da assistência técnica para fortalecer a cadeia produtiva do leite de cabra. A gente saiu de um patamar de 6 a 8 mil litros leite para uma produção de 12 a 13 mil litros de leite por mês, chegando a cerca de 440 litros de leite por dia. Um leite diferenciado, porque hoje a gente tem estruturas que garantem a qualidade desse leite. Salas de ordenha apropriadas e apriscos. Tudo isso trouxe uma adesão de mais de 200% de agricultores. Saímos de 18 para 60 agricultores sendo assistidos pelo projeto. A perspectiva é de que neste ano de 2024 a gente aumente ainda mais”, planeja o veterinário.

O projeto Pró-Semiárido é executado pela CAR, empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), com cofinanciamento do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida).

Fonte: Ascom/CAR

Siga nosso Canal no WhatsApp, e fique atualizado com as principais notícias do dia.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

LEIA MAIS…

MAIS LIDAS

CONFIRA AS 10 +