Muita música e reforço no policiamento marcam a primeira pré-micareta de Feira de Santana

Foto: Fernando Vivas/GOVBA

Realizada de forma inédita pelo Governo da Bahia, a pré-micareta de Feira de Santana contou com muita diversão e reforço na segurança. Os distritos de Humildes e São José receberam neste final de semana (13 e 14 de abril), atrações locais e conhecidas pelo público, como as bandas Psirico e Parangolé. Cerca de cem policiais militares garantiram uma folia de paz em cada dia da festa, sem ocorrências registradas.

A foliã Jucigil de Jesus Lima veio do centro de Feira de Santana com a família para curtir a festa no interior e aprovou a estrutura e segurança. “Eu tinha que marcar presença e prestigiar a minha banda preferida: Parangolé. Chegando aqui me deparo com uma segurança excelente. Está tudo perfeito. Uma festa de paz e para todas as idades”, contou.

Policiais militares, civis, penais, da Polícia Técnica,além de bombeiros militares e
todo aparato tecnológico da Secretaria de Segurança Pública (SSP) foram essenciais para garantir a tranquilidade dos foliões. A Polícia Militar montou um esquema especial com cem profissionais de quatro Companhias Independentes do município, uma Companhia de Policiamento Tático (Rondesp) e Especializado (Cipe/Leste), Esquadrão de Motociclistas Asa Branca, polícia montada e o Batalhão de Choque.

De acordo com o Major da Polícia Militar Dennis Anderson, comandante da 67ª Companhia Independente, ainda fizeram parte da estrutura da festa “seis postos elevados, dois portais de abordagem no acesso ao circuito, seis câmeras divididas para reconhecimento facial e monitoramento, que tem como objetivo facilitar a identificação de presos e ocorrências durante a folia. O efetivo ainda estava equipado com 30 rádios tetra. Tudo isso para garantir um excelente evento”, afirmou.

Cultura

O clima festivo ficou por conta das apresentações de Psirico, Dionorina, Afropop e Gislan Suzarte, no sábado, em Humildes; e no domingo, em São José, com Cescé Amorim, Samba Duro Baraúna e Parangolé. Esta última, umas das atrações do domingo mais esperadas, também pela vendedora ambulante Edneide das Virgens de Jesus, 50, que aproveitou o momento para ganhar uma renda extra.

Moradora do distrito de São José e mãe de quatro filhos, Edneide montou um tabuleiro para a comercialização de doces, água e cerveja. “Muito boa essa iniciativa do Governo da Bahia pra gente ganhar mais dinheiro e também se divertir. É uma renda extra importante para manter a família. Com o valor que eu consegui aqui, vou investir na micareta oficial. Espero lucrar o dobro com essa festa”, afirmou. Aliado ao trabalho, ela ainda curtiu muito o esperado show da banda do cantor Tony Sales.

O artista e dono do hit do carnaval da Bahia de 2024 “Perna Bamba”, falou sobre a importância de participar de um evento inédito como este. “É um momento muito especial participar dessa pré-micareta em São José, tão perto de Feira de Santana, que conta hoje com a própria estrutura. Trouxemos toda a nossa energia e alegria que levamos para o carnaval de Salvador. A ideia foi deixar todo mundo de perna bamba”, contou animado.

As atrações patrocinadas pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e da Superintendência de Fomento ao Turismo da Bahia, vinculada à Secretaria de Turismo do Estado (Setur), visaram também a geração de renda para o interior do município, como destacou o secretário da Cultura, Bruno Monteiro. “Essa é a concretização da territorialização e da democratização do acesso à cultura, que temos trabalhado de forma tão incansável, valorizando os artistas locais e da nossa Bahia aqui nos distritos onde o povo está. Que seja uma festa marcada apenas pela diversão e não é só show, aqui temos uma cadeia de serviços sendo alimentada, com vendedores ambulantes, pessoas que estão trabalhando e com oportunidade de ganhar o seu dinheiro e aumentar a sua renda. É muito satisfatório ter esse retorno positivo da população”.

A pré-folia ainda contou com duas ambulâncias, Corpo de Bombeiros, uma Unidade Móvel de Atendimento às Mulheres da Secretaria de Políticas Para as Mulheres (SPM), para garantir a proteção e a igualdade de gênero durante a folia e a campanha educativa do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) com o tema “Se beber não dirija: volte de mototáxi, transporte público, por aplicativo ou táxi”.

Micareta oficial

A tradicional Micareta de Feira de Santana, considerada a maior do Brasil, será realizada entre os dias 18 e 21 de abril, com uma homenagem ao cantor e compositor Jorge de Angélica, ícone do reggae do município e da Bahia, que morreu no ano passado. A festa terá o apoio do Ouro Negro, programa promovido pela Secult, que visa a valorização e o fortalecimento das entidades de matrizes africanas. Ao todo, serão apoiados 16 blocos afro, que desfilarão pelo circuito da folia em Feira de Santana. Além disso, a Secult vai apoiar palcos alternativos e trios sem cordas.

Entre as atrações que terão apoio estadual estão os cantores Daniela Mercury, Adelmário Coelho, Ayla Menezes, Maryzelia, Paula Sanfer, Mônica Sangalo, Márcia Porto, Carol Pereyr e Marcionilio e os grupos Saiddy Bamba, Malê Debalê, Filhos de Gandhy, Banda Didá e Camutiê. Para o Arrastão, realizado na segunda-feira (22), a banda Roça Sound finaliza a festa.

Fonte: Secom BA

Siga nosso Canal no WhatsApp, e fique atualizado com as principais notícias do dia.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

LEIA MAIS…

MAIS LIDAS

CONFIRA AS 10 +