Moradores de Monte Santo, na região sisaleira, voltaram a fazer o tradicional percurso religioso da Semana Santa depois de dois anos. O evento não ocorre desde 2019 devido aos protocolos contra a transmissão da Covid-19.
Nesta sexta-feira (15), milhares de fiéis, entre moradores da cidade e pessoas de outros municípios, subiram os quase três quilômetros de escadarias disformes e acompanharam a Irmandade da Penitência até o fim do percurso, na igreja da Santa Cruz.
Segundo o Monte Santo Net, antes da subida ao Alto Santuário da Santa Cruz, os participantes se concentraram na Praça Monsenhor Berenguer já por volta das 4h30. Neste sábado (16), será celebrada a “Vigília Pascal” na Igreja Matriz e em seguida ocorrerá a “Benção do Fogo Novo” na Praça São Sebastião.
A programação do dia ainda tem às 20h a “Procissão do Cristo Ressuscitado”, seguida de show pirotécnico e show musical. Neste domingo (17), pela manhã, os fiéis voltam a subir até o Santuário da Santa Cruz trazendo as imagens às Capelas Votivas.
A programação católica se encerra às 18h com missa solene de Páscoa na Igreja Matriz. Ainda segundo o site, muitos fiéis em vez de pedirem bênçãos, agradeceram o fato de estarem vivos ao longo da pandemia da Covid-19.