Festa do padroeiro e ação ambiental movimentam turismo em Camaçari

Foto: Tatiana Azeviche/Setur

A tradicional procissão pelo centro da cidade, seguida de uma missa campal, na praça Desembargador Montenegro, encerraram, na tarde do último domingo (7), o novenário de São Thomaz de Cantuária, padroeiro de Camaçari, na zona turística Costa dos Coqueiros. A festa movimentou o turismo religioso na região, com a participação de fiéis de municípios vizinhos.

Presente no evento, o titular da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), Maurício Bacelar, destacou os atrativos da Costa dos Coqueiros, que vão além das belas praias. “Rica em belezas naturais, a região abriga também manifestações importantes do turismo religioso católico, como a devoção à Nossa Senhora das Candeias, no município de mesmo nome; o projeto Cidade Santa, em Dias D’Ávila; e essa linda Festa de São Thomaz de Cantuária, uma tradição muito forte de Camaçari, que atrai moradores de outras localidades”, pontuou.

“Além do aspecto religioso, há também o histórico e cultural, porque a cidade nasceu em torno dessa devoção. O potencial turístico é grande, porque no território da diocese temos muitas igrejas, um vasto patrimônio e belezas arquitetônicas”, completou dom Dirceu de Oliveira Medeiros, bispo da Diocese de Camaçari.

Turismo responsável

Ainda em Camaçari, na manhã de domingo, a praia de Jauá recebeu o projeto ‘Verão de Todos & Para Todos’, com ações de conscientização ambiental e recreativas. Voluntários retiraram lixo da areia, com o apoio da Cooperativa de Materiais Recicláveis (Coopmarc), e distribuíram sacolas para resíduos entre os banhistas. No local, foi instalada uma estação de coleta seletiva.

“Conversamos com barraqueiros, donos de restaurantes e banhistas sobre a importância da limpeza e conservação das praias, estimulando que as pessoas recolham o seu próprio lixo e façam o descarte correto. A ideia é multiplicar essa consciência do cuidado com o meio ambiente, para promover o turismo responsável”, explicou Manuelina Ferreira, da Soberana Eventos, responsável pela iniciativa, com o incentivo da Setur-BA.

A professora universitária Simone Brandão, 53 anos, que veio do Rio de Janeiro para curtir o verão na Bahia, aprovou a ação. “É a segunda vez que visito Jauá, um local muito agradável, com mar tranquilo, bom para o banho e perto de Salvador. Gostei de ver essa mobilização para manter a praia limpa”. O projeto terá continuidade na Orla de Camaçari, nos próximos domingos de janeiro, nas praias de Arembepe, Barra do Jacuípe e Guarajuba.

Fonte: Ascom/Setur

Siga nosso Canal no WhatsApp, e fique atualizado com as principais notícias do dia.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

LEIA MAIS…

MAIS LIDAS

CONFIRA AS 10 +