Festa da Boa Morte acontece no município de Cachoeira entre os dias 13 e 17 de agosto

Foto: Fernando Barbosa/Ascom Ipac

Entre os dias 13 e 17 de agosto, o município de Cachoeira, no Recôncavo Baiano, será palco de mais uma edição da Festa da Boa Morte. Essa manifestação religiosa, com mais de dois séculos de existência e registrada como Patrimônio Imaterial da Bahia desde 2010, celebra a liberdade do povo negro, a resistência da mulher negra, a religiosidade e a cultura afro-brasileira. A Festa da Boa Morte, inscrita no Livro de Registro Especial de Eventos e Celebrações pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), unidade vinculada à Secretaria de Cultura da Bahia (Secult-BA), é uma expressão característica da religiosidade popular.

A festividade começa em 13 de agosto, dia dedicado às falecidas, com as irmãs vestidas de branco saindo em procissão, carregando uma imagem em um andor em direção à Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário. No dia 14, com a imagem de Nossa Senhora da Boa Morte, as irmãs realizam uma procissão noturna, partindo da sede da Irmandade, carregando velas e entoando cânticos que fazem menção à dormição de Nossa Senhora. O dia 15 de agosto é dedicado a Nossa Senhora da Glória, com as irmãs levando flores e carregando o andor de Nossa Senhora da Glória até a Igreja Matriz, onde é celebrada uma missa e ocorre a transferência dos cargos, com a posse da nova comissão de festa.

A festa é promovida pela Irmandade de Nossa Senhora da Boa Morte de Cachoeira, composta por mulheres negras descendentes de escravizados, e conta com o apoio do Governo do Estado, por meio das secretarias de Cultura (Secult-BA), através do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), de Turismo (Setur-BA) e de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi).

Confira a programação completa

13 de agosto – Terça-feira
18h30 – Traslado da imagem de Nossa Senhora da Boa Morte, saindo da capela de Nossa Senhora D´Ajuda
19h – Missa de Réquiem pelas irmãs falecidas, na capela de Nossa Senhora da Boa Morte
21h – Ceia Branca na sede da Irmandade da Boa Morte

14 de agosto – Quarta-feira
19h – Missa da dormição de Nossa Senhora, na capela de Nossa Senhora da Boa Morte, seguida de uma procissão

15 de agosto – Quinta-feira
6h – Alvorada festiva
10h – Missa solene de Nossa Senhora da Glória, na Igreja Matriz do Rosário. Em seguida, procissão e a posse da comissão para o ano de 2025
12h – Tradicional valsa das irmãs
13h – Feijoada na sede da irmandade, seguida de samba de roda

16 de agosto – Sexta-feira
18h – Cozido, seguido de samba de roda no largo D´Ajuda

17 de agosto – Sábado
18h – Tradicional caruru e samba de roda no largo D´Ajuda

Sobre o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac)

O Ipac é uma autarquia vinculada à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult-BA) e atua de forma integrada e em articulação com a sociedade e os poderes públicos municipais e federais, na salvaguarda de bens culturais tangíveis e intangíveis, na política pública estadual do patrimônio cultural e no fomento de ações para o fortalecimento das identidades culturais da Bahia. Mais informações: www.ipac.ba.gov.br.

Fonte: Ascom/Ipac

Siga nosso Canal no WhatsApp, e fique atualizado com as principais notícias do dia.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

LEIA MAIS…

MAIS LIDAS

CONFIRA AS 10 +