Dentro de mesmo ônibus, PRF flagra 6 passageiros transportando pássaros aprisionados em condições precárias

Os flagrantes aconteceram nesta sexta-feira (18) , em frente a unidade operacional da PRF, em Vitória da Conquista

No combate a crimes contra o meio ambiente, policiais rodoviários federais resgataram 25 aves silvestres, em trecho do município de Vitória da Conquista, no sudoeste baiano. Os flagrantes aconteceram nesta sexta-feira (18) , em frente a unidade operacional da PRF.

Ao abordarem um ônibus de turismo que seguia de Campestre (MG) para Águas Belas, no Pernambuco, os policiais iniciaram os procedimentos de fiscalização e encontraram os pássaros presos em compartimentos inadequados, demonstrando total falta de cuidados.

Seis passageiros do ônibus assumiram a responsabilidade pelo transporte ilegal dos animais. Disseram ainda que não possuíam a autorização e nem a guia de transporte para criação.

Dada às circunstâncias, foram lavrados os Termos Circunstanciado de Ocorrência (TCO), e os infratores responderão na Justiça por crime contra o meio ambiente previsto na Lei 9.605/98. Os pássaros foram encaminhados aos cuidados do órgão ambiental local (CETAS), onde receberão os primeiros cuidados para depois serem devolvidos a natureza.

O retorno ao habitat natural nem sempre é um processo rápido. Além de tratar a saúde, os animais precisam reaprender funções básicas como voar e caçar.

A PRF ressalta que é atuante no combate a atividades criminosas que degradam o meio ambiente. Destacam-se no contexto do estado baiano, as ações relacionadas ao tráfico de animais silvestres tanto pelo fato da Bahia apresentar uma grande diversidade da fauna brasileira como pelo fato do estado ser a principal rota entre a região Sudeste e os demais estados do Nordeste.

Foto: Divulgação/PRF na Bahia

Fonte: Nucom/PRF Bahia

Siga nosso Canal no WhatsApp, e fique atualizado com as principais notícias do dia.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

LEIA MAIS…

MAIS LIDAS

CONFIRA AS 10 +