Corpo de Bombeiros ativa Base Florestal para prevenir e combater incêndios em cidades da região Sul

Foto ilustrativa: Divulgação SSP

Nesta segunda-feira (20), o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) ativou a Base Florestal Sul, para prevenção e combate aos incêndios florestais naquela região. A Operação Florestal 2023 já contava com quatro bases, nas regiões Oeste, Norte, Sudoeste e Chapada Diamantina, no interior da Bahia, mas devido a necessidade, com os incêndios atingindo as regiões de Porto Seguro e Prado, a instituição ativou a Base Sul. O objetivo é realizar a prevenção e combate aos incêndios florestais que atingem a Bahia.

“O acionamento das bases acontece a depender da necessidade e atualmente já estamos com mais essa, que atende a região sul do nosso Estado, pois temos algumas áreas atingidas pelos incêndios florestais. Atuamos de forma bastante precisa nesses combates e em paralelo realizamos ações preventivas junto às comunidades”, explicou o comandante-geral do CBMBA, coronel BM Adson Marchesini.

A “Operação Florestal 2023” foi lançada em julho, último, e acontece através do Programa Bahia Sem Fogo da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), que dá apoio as ações também com aeronaves modelo Air Tractor. Além dos bombeiros, os combates podem contar com o apoio de helicóptero do Graer, da PMBA e de brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e brigadistas voluntários dos municípios próximos às regiões atingidas. “Essas ajudas são acionadas a depender da nossa demanda”, pontuou o comandante-geral.

Prevenção – Os incêndios florestais podem causar diversos impactos ambientais, sociais e econômicos. Algumas atitudes podem evitar as queimadas, como por exemplo, não atear fogo em pastos ou plantações, pois o fogo pode sair do controle rapidamente. Outra dica é verificar se as fogueiras foram bem apagadas, assim como não jogar bitucas de cigarro em áreas de mata. Os aceiros também devem estar bem limpos, assim como é importante manter a vegetação rasteira aparada.

Em caso de princípio de incêndio, o corpo de bombeiros deve ser acionado o quanto antes através da central 193. Denúncias de queimadas ilegais e outros crimes ambientais também podem ser feitas pelo telefone 0800 071 1400, ou pelo e-mail [email protected], diretamente nos balcões do Inema, na sede ou nas Unidades Regionais do órgão.

Fonte: Ascom | CBMBA

Siga nosso Canal no WhatsApp, e fique atualizado com as principais notícias do dia.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

LEIA MAIS…

MAIS LIDAS

CONFIRA AS 10 +