Alagoinhas: Prefeitura faz mapeamento de agricultores familiares para cadastro no Programa Alimenta Brasil

Postado em

Redação

A Prefeitura de Alagoinhas, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura (SEMAG), está realizando o mapeamento dos agricultores familiares do município, para participar do Programa Alimenta Brasil (PAB), antigo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

O Alimenta Brasil é um programa federal de aquisição de alimentos, que tem como objetivo o acesso à alimentação e o incentivo à produção de pequenos produtores. Por meio do programa, o poder público compra alimentos diretamente destes agricultores, e os destina a famílias em situação de insegurança alimentar, merenda escolar entre outros.

Mas para fazer essa compra direta, a Prefeitura precisa realizar o levantamento do potencial de oferta da agricultura familiar do município, coletar dados como diversidade de produtos, capacidade de produção e época de colheita.

O mapeamento para o cadastro é feito com colaboração dos presidentes das associações de produtores rurais do município. Eles compartilham as informações passadas pela SEMAG com os agricultores, que por sua vez, preenchem os formulários e os documentos necessários.

Alagoinhas possui mais de 40 associações de produtores rurais, correspondendo a mais de 1700 agricultores em atividade. Com a adesão ao programa, a Prefeitura reforça as ações de incentivo e promoção de inclusão econômica e social dos agricultores, seguindo com a política de valorização do setor já desenvolvida dentro do Plano Municipal da Agricultura Familiar, o “ Campo Forte, Campo Feliz“.

Siga nosso Canal no WhatsApp, e fique atualizado com as principais notícias do dia.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

LEIA MAIS…

MAIS LIDAS

CONFIRA AS 10 +