Sesab realiza mais de 2 mil testes de ISTs no primeiro fim de semana do São João da Bahia

Foto: Márcio Rocha/Saúde GOVBA

O São João na Bahia encerrou seu primeiro fim de semana de muita festa na noite do último sábado (15), no Parque de Exposições, em Salvador. Se muitos gostam da tradição de ir para os municípios do interior nos festejos juninos, tem gente que fez o caminho contrário.

Nos três primeiros dias de festa, foram realizados 2.046 testes rápidos para a detecção de HIV, Sífilis e Hepatites B e C. Do total de exames, 34 foram positivos para sífilis, 5 para HIV e 2 para Hepatite C. Não foram registrados casos positivos de Hepatite B.

“A testagem é importante para contermos a propagação das ISTs e para que as pessoas possam iniciar o tratamento o mais cedo possível. Sabemos que, na maioria das vezes, ver um resultado positivo é uma notícia complicada de se receber e, por isso, temos uma equipe multiprofissional capacitada para acolher os pacientes e instruí-los sobre os passos seguintes que devem tomar”, explica a secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana.

Durante toda a noite de sábado, profissionais da Sesab abordaram o público dos shows convidando para que pudessem fazer a testagem. “Esse trabalho de explicação, orientação e de convencer as pessoas da importância de realizar os exames é bastante cuidadoso e fundamental”, diz Eleuzina Falcão, coordenadora de Doenças e Agravos Transmissíveis da Sesab.

Em parceria com a Superintendência de Fomento ao Turismo (Sufotur), foram distribuídos mais de 100 mil preservativos em ações do lado de fora do Parque de Exposições e também durante os shows. Essas iniciativas fazem parte das ações da pasta durante os festejos juninos, que representam um investimento de cerca de R$ 4,5 milhões.

*Com informações da Ascom/Sesab

Siga nosso Canal no WhatsApp, e fique atualizado com as principais notícias do dia.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

LEIA MAIS…

MAIS LIDAS

CONFIRA AS 10 +