Seis serpentes do tipo jiboia foram resgatadas por equipes da Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (Coppa) da PM, na manhã de sábado (2). Elas estavam no bicicletário de um condomínio no bairro do Cabula V, em Salvador.
Bastante assustados, moradores do Edifício Residencial Luca entraram em contato com a unidade ambiental, informando sobre a presença dos animais. Rapidamente os PMs foram até o condomínio.
“Acreditamos que elas fugiram de um incêndio que aconteceu próximo ao bairro. Também levamos em consideração as altas temperaturas que afetam a capital. Elas procuram áreas urbanas para se proteger”, detalhou a comandante da Coppa, major Érica Patrícia.
Com bastante cuidado e atenção, os policiais utilizaram equipamentos de proteção, pinça para captura e manuseio de serpentes e cobras, além de uma caixa adequada para condução sem estresse e com cautela.
“Quem se deparar com qualquer tipo de réptil, seja venenoso ou não, em primeiro lugar mantenha distância do animal e ligue imediatamente para o 190. Matar ou criar animais silvestres sem a devida autorização são crimes previstos na lei 9.605 de 1998”, reforçou a oficial.
Após o resgate, os animais foram encaminhados para a sede do Centro Estadual de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) de Salvador, gerido pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema). As serpentes passarão por avaliação de veterinários e posteriormente serão devolvidas para a natureza em segurança.