Jovens baianos desenvolvem cinto que detecta queda de idosos

Foto: Divulgação/Secti

As quedas entre idosos representam uma preocupação crescente em todo o mundo, uma vez que podem resultar em lesões graves e complicações de saúde. Segundo o Ministério da Saúde, o índice é de uma queda a cada três pessoas com mais de 65 anos. Identificar de maneira rápida o acidente com um idoso é primordial para salvá-lo, por isso os alunos do Instituto Federal Baiano (IFBaiano), Duílio Jéferson, Larissa Almeida, Maria Eduarda e Yasmim Freitas, sob a orientação de Woquiton Lima, elaboraram, utilizando Internet das Coisas (IoT), um cinto que detecta tombos.

Larissa Almeida explica quais são os funcionamentos da tecnologia desenvolvida pela equipe. “O sistema funciona a partir de um cinto equipado com um dispositivo de detecção de quedas e rastreamento de localização. As informações obtidas pelo dispositivo são enviadas pela internet para um website que criamos, permitindo que o cuidador do idoso receba notificações imediatas em caso de acidente, bem como monitore em tempo real a localização do idoso”.

Os alunos criaram o sistema porque identificaram que muitos idosos ficam sozinhos e que essa é uma maneira de seus responsáveis saberem o que está acontecendo em tempo real. “Um tombo pode ser fatal pelo fato de não haver alguém por perto para socorrê-los. Com nosso sistema, o responsável pelo idoso pode acompanhá-lo por meio da internet e receber notificações sempre que ocorrer uma queda. Assim, ele pode imediatamente mandar ajuda para o local”, afirma Larissa.

O orientador do projeto destaca o impacto positivo que essas ideias têm na sociedade e na vida dos alunos. “É importante o apoio efetivo a projetos científicos que representam um divisor de águas na vida do estudante. É preciso cultivar ao longo de toda a jornada educacional, desde a infância até a pós-graduação, a cultura científica. Isso inclui a formação de indivíduos questionadores e curiosos, que buscam respostas para melhorar a vida das outras pessoas e contribuir para a comunidade em que estão inseridos”.

A equipe apresentou o protótipo da tecnologia na Tenda da Ciência, evento organizado pelo IFBaiano, e foi premiada com a Bolsa de Iniciação Científica Júnior (ICJ) pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Bahia Faz Ciência

A Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) estreou no Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador Científico, 8 de julho de 2019, uma série de reportagens sobre como pesquisadores e cientistas baianos desenvolvem trabalhos em ciência, tecnologia e inovação de forma a contribuir com a melhoria de vida da população em temas importantes como saúde, educação, segurança, dentre outros. As matérias são divulgadas semanalmente, sempre às segundas-feiras, para a mídia baiana, e estão disponíveis no site e redes sociais da Secretaria. Se você conhece algum assunto que poderia virar pauta deste projeto, as recomendações podem ser feitas através do e-mail [email protected].

Fonte: Ascom/Secti

Siga nosso Canal no WhatsApp, e fique atualizado com as principais notícias do dia.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

LEIA MAIS…

MAIS LIDAS

CONFIRA AS 10 +