Homem é preso por “gato” de energia elétrica no interior da Bahia

Foto: Divulgação

Um homem foi conduzido à delegacia após ser flagrado furtando energia elétrica em uma ação conjunta da Coelba e da Polícia Civil, em Conceição do Coité. O proprietário da unidade responderá a um inquérito policial e permaneceu detido até o pagamento da fiança estipulada pelo Delegado.

De acordo com a concessionária, essa regularização faz parte de um extenso calendário da distribuidora, que busca coibir os conhecidos “gatos de energia”. Somente em 2023, na região que abrange Conceição do Coité e municípios vizinhos, foram encontradas 1.100 irregularidades e recuperados cerca de 900 mil quilowatt-hora de energia, o suficiente para abastecer 7.500 residências por um mês.

“Além de ser um crime tipificado no Código Penal Brasileiro, o furto de energia é uma prática altamente perigosa, tanto para quem o comete quanto para a sociedade. As ligações clandestinas podem causar sobrecargas, interrupções no fornecimento e até mesmo choques elétricos”, alerta Ricardo Bastos, supervisor de operações da Neoenergia Coelba.

O furto de energia é crime previsto no artigo 155 do Código Penal Brasileiro, com pena de até a oito anos de reclusão pela prática ilegal. As denúncias são feitas de forma anônima através do telefone 116 ou pelo site da Coelba.

Fonte: BN

Siga nosso Canal no WhatsApp, e fique atualizado com as principais notícias do dia.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

LEIA MAIS…

MAIS LIDAS

CONFIRA AS 10 +