Com a data da Independência do Brasil se aproximando, a expectativa cresce entre os estudantes baianos que integram as fanfarras escolares. A menos de uma semana para o tradicional desfile cívico de 7 de setembro, os jovens músicos intensificam os ensaios e colocam os últimos detalhes em suas apresentações. Neste ano, mais de 500 estudantes de nove escolas da capital baiana e outros 142 de diversas unidades escolares no interior do estado, em 101 municípios, como Bom Jesus da Lapa, Ilhéus, Juazeiro e Feira de Santana, participarão das festividades.
O projeto Fanfarras Escolares, uma iniciativa da Secretaria da Educação do Estado (SEC), tem como objetivo estimular a participação dos estudantes em eventos cívicos e culturais. Além do 7 de setembro, as bandas marcam presença em outras datas importantes do calendário baiano, como o 25 de junho, em Cachoeira, que celebra o início das comemorações da Independência na Bahia, e o 2 de julho. Essa iniciativa, além de promover a arte musical instrumental, contribui para a formação cidadã dos jovens e fortalece o sentimento de pertencimento à comunidade escolar.
A participação das fanfarras escolares nos desfiles cívicos é um momento de grande importância para os estudantes, que têm a oportunidade de mostrar seu talento musical e representar suas escolas. A iniciativa também contribui para a valorização da cultura local.