O mês de agosto de 2024 marcou um novo capítulo na história da segurança pública baiana. Com uma redução de 34,5% nos casos de homicídios, latrocínios e lesões seguidas de morte, em comparação ao mesmo período do ano passado, o estado registrou o menor número de mortes violentas dos últimos 12 anos.
Os dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA) revelam que, em agosto deste ano, foram contabilizadas 273 ocorrências, enquanto em 2023 o número chegou a 417. Isso significa que 144 vidas foram preservadas graças ao trabalho das forças de segurança.
A tendência positiva se estende ao acumulado do ano. De janeiro a agosto, a Bahia registrou uma queda de 15,6% nas mortes violentas. Para o secretário de Segurança Pública, Marcelo Werner, os resultados são fruto de uma série de investimentos e ações estratégicas, como a contratação de 3.500 novos policiais e bombeiros, a aquisição de novos equipamentos e a intensificação das ações de inteligência.
Werner também destacou a importância da integração entre as forças estaduais e federais, que resultou em importantes apreensões, como mais de 70 líderes de facções localizados, 3.500 armas de fogo retiradas das ruas e 11 mil criminosos capturados. “Seguiremos firmes na missão de proteger os baianos”, afirmou o secretário.