Um coração destinado a salvar a vida de um paciente na capital baiana, que estava na fila do transplante foi escoltado, nesta quarta-feira (18), em uma ação da Polícia Rodoviária Federal (PRF). O órgão foi captado no Hospital Regional Clériston Andrade (HRCA), em Feira de Santana, e seguiu para o Hospital Ana Nery (HAN), no bairro da Caixa D’Água, na região central de Salvador.
De acordo com a PRF, no final da tarde, as equipes foram acionadas para realizar a escolta do órgão entre as duas cidades, um percurso de aproximadamente 120 quilômetros. Depois de retirado do corpo do doador, o órgão pode ficar preservado por cerca de 4 horas até ser transplantado.
Após a conclusão do procedimento de retirada do coração, a ambulância saiu de Feira de Santana e os policiais providenciaram auxílio imediato e foi abrindo caminho pela BR 324 até a unidade hospitalar em Salvador.
Todo o trajeto foi realizado em segurança e o coração chegou preservado para ser transplantado e agora deve bater agora no corpo de uma outra pessoa que aguardava pelo novo órgão na fila de transplante.
A ação destaca o papel fundamental da PRF em ocorrências de urgência. Em 2024, a corporação na Bahia já auxiliou mais de 6.000 motoristas e usuários em diversas situações, que vão desde problemas mecânicos até emergências médicas, reforçando seu compromisso com a segurança e o bem-estar nas rodovias.
Em caso de emergência, o número 191 está disponível 24 horas, com atendimento gratuito em todo o país.