Foram necessários apenas nove minutos para que as 500 vagas oferecidas pela Escola Pública do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA), em Alagoinhas, no nordeste do estado, fossem preenchidas nesta segunda-feira (22).
As inscrições para o curso gratuito de habilitação começaram às 8h pelo site do órgão –www.detran.ba.gov.br– que ficou congestionado devido à grande procura. “Alagoinhas é uma cidade com várias indústrias, o que deve ter motivado a procura pela habilitação, como qualificação para disputar espaço no mercado de trabalho. A pedido das pessoas que não conseguiram se inscrever, vamos estudar a possibilidade de ampliar o número de vagas, em uma segunda etapa das atividades”, disse a diretora da escola, Ilnara Menezes.
O candidato que conquistou a vaga precisa preencher os seguintes requisitos para frequentar o curso: ser maior de 18 anos, residir em Alagoinhas, possuir renda de até um salário mínimo e ter estudado em escola pública ou privada com bolsa integral.
O objetivo do órgão de trânsito é promover a inclusão social entre pessoas de baixa renda.
Após a matrícula, o aluno recebe fardamento e material didático do Detran e tem como custo somente o pagamento do laudo, no valor de R$ 158.
O curso oferece 45 horas de aulas teóricas e 25 horas de testes práticos, para habilitação nas categorias A e B. A aula inaugural está prevista para acontecer na primeira quinzena de março. “Aqui serão preparados condutores qualificados, que vão garantir mais segurança no trânsito do município. A população carente de Alagoinhas reivindicava há muito tempo esse benefício da habilitação, que também abre oportunidades de emprego e melhora a qualidade de vida do cidadão”, ressaltou o assessor especial do Detran, Filadelfo Neto.
Redação Alta Pressão com informações do Detran