Nesta terça-feira (17) foi feita uma reunião ampliada para a reativação da Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (CISTT) em Alagoinhas. A ação ocorreu na Câmara de Vereadores de Alagoinhas.
A comissão foi estabelecida no Artigo 12 da Lei Orgânica da Saúde 8.080, de 19 de setembro de 1990, e tem o propósito de assessoramento dos conselhos de saúde na temática de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora. Sua finalidade é articular políticas e programas de interesse para a saúde, cuja execução envolva áreas não compreendidas no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), mas que zelam ou tem interface com a saúde dos mesmos.
O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Ênio Estevão, destacou a importância da criação da comissão. “A ideia é que, a gente enquanto Conselho Municipal Saúde, tenhamos uma comissão de saúde do trabalhador para ampliar a assistência. Queremos que ela seja composta não só por conselheiros, mas também por outras partes interessadas, para que essas discussões sejam mais amplas e que as resoluções sejam mais efetivas”, afirmou.
Estiveram presentes representantes de diversos setores civis, como a Guarda Municipal, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, CDL, Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Alagoinhas, o Sindicato dos Agentes Comunitários e de Endemias, SINDIPETRO e CEREST. Também estiveram presentes membros da Secretaria Municipal de Saúde e da Casa Legislativa com os vereadores Luma Menezes e Thor de Ninha.
Fonte: prefeitura de Alagoinhas