Referência para Covid, Upa de Alagoinhas investe em treinamentos para equipe

Foto: reprodução

A equipe da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Santa Terezinha, em Alagoinhas, participou, nesta quinta-feira (15), do treinamento de ausculta pulmonar, realizado pelos fisioterapeutas Graziele Faro e Eraldo Guedes. A ação faz parte do planejamento estratégico da unidade de referência para pacientes com COVID-19.

Nesta sexta (16), será a vez dos técnicos de enfermagem passarem pela capacitação de swab, com a biomédica Sara Reis. “O swab (RT-PCR) é considerado exame padrão ouro para a Covid. Uma coleta eficiente e correta da amostra é fundamental para obter um diagnóstico seguro. Portanto, é importante ter atenção na fase pré-analítica, coleta, transporte e armazenagem para otimizar sua análise e interpretação”, explica a coordenadora de enfermagem da Upa Santa Terezinha, Karine Moraes.

Até dezembro, estão programados os cursos: Segurança do paciente; Pronto atendimento UPA – perfil 1 (porta aberta, desafios); CCIH; Coleta de exames laboratoriais; Intubação em Covid; Suporte básico de vida – BLS; Suporte avançado de vida – ACLS; Transporte prolongado seguro – Remoção do paciente; Classificação de risco – Protocolo Manchester; Atendimento inicial de excelência (recepção, porteiros e maqueiros); Direção defensiva para ambulância e primeiros socorros – motoristas; Bomba de infusão; Coleta swab – técnicas; Oxigenoterapia (tipos e indicações); Gestão de excelência – em pronto atendimento/administrativos; Coaching e motivacional; SUS de qualidade e desafios de pronto atendimento (BPA); Nutrição – desafios hospitalares.

Upa Santa Terezinha

Inaugurada em 29 de abril deste ano, a Upa Santa Terezinha é a única unidade de complexidade intermediária da cidade de Alagoinhas, a 118 km de Salvador. É administrada pelo Instituto 2 de Julho e, devido à emergência sanitária desencadeada pela Covid-19, já começou a funcionar com exclusividade para pacientes com suspeita e/ou confirmação da doença.

A gestão da Upa Santa Terezinha atua em um contexto de planejamento estratégico, conforme explica a gerente da unidade, Fabiana Bastos. “Nós trazemos a equipe para somar à gestão e, dentro dessa ideia, aplicamos avaliações laborais; realizamos programa de melhoria do pronto atendimento [PM-UPA]; ações de promoção à saúde, com as sala de espera ao paciente; cursos e treinamento estruturados em laboratórios bem equipados para o grupo trabalhar de forma padrão; criamos fluxos internos bem estabelecidos; planner mensal para as lideranças, como forma de análise constante do plano de ação e contingência em saúde; prontuário eletrônico e proposta de papel zero; check-lists variados, como proposta prática e objetiva ao processo de padronizar; minicursos online para todos os setores; além da pesquisa de satisfação por QR code para os pacientes”.

A proposta, segundo a gerente, é oferecer assistência de qualidade, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), ao município de Alagoinhas. “Com isso, até o mês de setembro, já realizamos 4.320 atendimentos, entre orientações e atendimentos da enfermagem e dos médicos, regulações e internamentos”, conclui Fabiana.

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