Projeto Alagoinhas Sustentável promove qualificação profissional

Foto: Divulgação / AVSI Brasil
Foto: Divulgação / AVSI Brasil

O mês de setembro trouxe uma nova oportunidade para os moradores dos bairros de Jambeiro, Cruzeiro do Monte e Mangalô, em Alagoinhas. No total, 220 alunos serão beneficiados pelo projeto Alagoinhas Sustentável, que conta com o financiamento da União Europeia e a parceria da Prefeitura Muncipal de Alagoinhas e do Senai nesta iniciativa.

Os cursos oferecidos, todos gratuitos, foram escolhidos a partir de um Estudo de Mercado de Trabalho e um DRUP (Diagnóstico Rápido Participativo Urbano), ambos desempenhados por consultores especializados. O Senai também colaborou para as escolhas dos cursos, já que a instituição conhece e atende à demanda de trabalho do setor industrial. A partir da análise desta conjuntura, foi possível constatar as principais carências da região e selecionar as qualificações que pudessem contribuir com o crescimento das comunidades.

São oferecidas capacitações de Assistente de Produção, Auxiliar Administrativo e Eletricista Predial, com 160 horas/aula cada, realizadas na sede do Senai. Para os participantes desses cursos, o projeto está disponibilizando o transporte.

Já os cursos de Preparador de Salgados e Folheados, Panificação Básica e Pintor, cada um com 60 horas/aula, estão acontecendo na Unidade móvel do Senai, que está estacionada no Clube da Amizade, dentro do bairro de Jambeiro. A estratégia de levar a Unidade Móvel até os alunos foi pensada para facilitar a participação dos jovens e adultos beneficiados pelos cursos.

“A professora é excelente, eu estou conhecendo novas pessoas, a experiência é ímpar, estou amando e espero que tenham outras oportunidades”, afirma Lindinalva Barbosa Machado, 46 anos, uma das estudantes do curso de Salgados Folhados.

A aluna ainda comenta como o curso refletiu no seu dia a dia e no relacionamento interpessoal. “Eu quero aplicar o curso na minha vida, porque eu amo o que faço. Amo fazer salgado, amo fazer bolo. Quando a gente fica mais feliz, o relacionamento melhora, não só no matrimonio, mas com as pessoas. Você tem novidade pra contar, para influenciar e pra mim uma boa influência é tudo”.

Processo Seletivo  

Para reunir o grupo de jovens e adultos contemplados, foram realizadas algumas etapas:

– A mobilização comunitária e divulgação do processo seletivo foi desenvolvida em parceria com as organizações associativas locais, como as associações comunitárias, entidades sociais e grupos organizados;

– No período de inscrição, a  equipe do projeto se deslocou para os três bairros participantes, e os candidatos interessados tiveram a oportunidade de se inscrever sem o custo do transporte. No total, foram 520 jovens e adultos inscritos. Nesse processo, o projeto contou com a parceria de associações dos Bairros, que disponibilizaram suas sedes para realizar as inscrições.

– Na primeira etapa da seleção foi realizada uma prova com os 320 candidatos inscritos. Os temas abordados foram: conhecimento em matemática, português e redação, para verificar as noções básicas exigidas pelo Senai.

– A etapa final teve como responsável uma empresa de Consultoria Psicológica, que realizou uma dinâmica de grupo e as entrevistas individuais com a finalidade de desenvolver pareceres de caráter eliminatório. As entrevistas trataram de questões pontuais acerca da percepção de cada candidato sobre suas escolhas, relato sobre si, seu projeto de vida, o que o motivou a participar da seleção, qual a importância do curso escolhido, entre outros aspectos.

Fonte: AVSI Brasil
Siga nosso Canal no WhatsApp, e fique atualizado com as principais notícias do dia.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

LEIA MAIS…

MAIS LIDAS

CONFIRA AS 10 +