NF-e entra em vigor em março em Alagoinhas

nota-fiscal-eletronicaA partir de meados do mês de março a cidade de Alagoinhas vai passar a utilizar a NF-e – Nota Fiscal Eletrônica, uma ferramenta que não é mais novidade para muitas cidades, inclusive menores como Ribeira do Pombal, e considerada um instrumento facilitador para empresas, entes federativos e contabilistas.

Em Alagoinhas a implantação da NF-e ainda está lenta, mas já mobiliza o setor público, que desde 2015 vem trabalhando no sistema, e também as empresas de contabilidade, e as empresas de um modo geral, diminuindo bastante a burocracia que ainda impera em muitos lugares com a nota fiscal impressa.

Os funcionários e proprietários de empresas faziam uma verdadeira peregrinação até o talão ser autorizado para uso. Tinha que dar entrada no protocolo, aguardar o documento chegar ao setor responsável, aguardar alguns dias até esse processo se consumar, pegar a autorização para impressão e voltar ao setor para carimbar os talões. Isso levava uma média sete dias.

Com a Nota Fiscal Eletrônica esse processo acaba. Cadastrada e com sua assinatura digital em pleno funcionamento, a emissão da NF-e é rápida, segura e vai facilitar a vida de todo mundo, garante o contabilista Lúcio Oliveira dos Santos, Delegado do CRC – Conselho Regional de Contabilidade, com 30 anos de experiência no mercado, para quem a NF-e é um projeto grandioso e vai produzir um controle eficaz das operações, evitando fraudes e sonegações.

O Projeto NF-e é um dos pilares do SPED (sistema Público de Escrituração Digital), que visa substituir as notas fiscais impressas pelas eletrônicas, reduzindo custos com papéis e agilizando os trâmites de assinatura.

O Certificado Digital desenvolvido para Nota Fiscal Eletrônica pode ser utilizado para a assinatura de notas fiscais e também para a proteção da comunicação dos servidores da empresa (Comunicação segura via SSL), com validade de um ano.

Lúcio acredita que a NF-e veio para ficar. Ela vai melhorar o ambiente de trabalho no que diz respeito à coleta e celeridade nos processos tributários, diminuindo a burocracia e facilitando também para os entes federados na hora do recolhimento de impostos, pois eles estarão na tela, eletronicamente.

Uma senha e uma assinatura eletrônica, sem canetas e sem papel, sem carbono e sem filas, esse é o objetivo da introdução da NF-e no mercado de Alagoinhas, como já tem sido em todos os lugares onde foi implantada, garante Lúcio Oliveira dos Santos.

Da redação com portal Gazeta

Siga nosso Canal no WhatsApp, e fique atualizado com as principais notícias do dia.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

LEIA MAIS…

MAIS LIDAS

CONFIRA AS 10 +