Moradores de Alagoinhas, cidade que fica a cerca de 120 km de Salvador, reclamam dos problemas com o transporte coletivo após o fim de contrato com empresa de ônibus Viação Cidade das Águas.
A prefeitura de Alagoinhas encerrou o contrato com a viação Cidade das Águas no dia 6 de maio e informou que um edital de chamamento público foi lançado para que uma nova empresa seja contratada. A data de lançamento do edital, no entanto, não foi detalhada.
Depois disso, somente 24 veículos da empresa Alagoinhas Transportes Públicos (ATP), que é responsável pela outra parte do sistema na cidade, estão em circulação.
O aposentado Walter Pereira diz que estava há mais de 15 dias sem sair de casa por causa da falta de transporte coletivo. “A gente tem ir no posto pegar remédio e não tem como chegar até o o local”, explicou.
Enquanto a situação não é definida, a prefeitura municipal autorizou que os taxistas ofereçam o serviço de táxi lotação, desde que seja cobrado o valor da passagem de ônibus.
“Três empresas se interessaram. Agora estamos escolhendo a melhor empresa, ou seja, aquela que tem a melhor frota, a frota mais nova. Esperamos que nós próximos 15 dias já esteja tudo regularizado”, disse o perfeito de Alagoinhas, Joaquim Neto.
Para a técnica de laboratório Claudineia Pinto, a medida adotada pelo poder público é satisfatória. “Está bem melhor do que estava, porque as condições dos ônibus estavam bem precárias”, comenta.
Já o taxista Rilson Medeiros, disse que a alternativa não está compensando. “Não chamo nem de táxi lotação, é táxi solidário, porque estamos mais ajudando à população do que tendo o nosso lucro”, relatou Rilson Medeiros.