Romoaldo dos Santos, 44 anos, morador da rua Conselheiro Dantas procurou a reportagem do Alta Pressão na tarde desta segunda-feira (25) para denunciar a falta de ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU 192, em Alagoinhas.
Ele contou para nossa reportagem que ligou para o SAMU solicitando atendimento para sua mãe, a senhora Ermilia dos Santos Silva, 80 anos, que havia passado mal por volta das 14h50, mas foi informado que só havia uma ambulância operando, e que a mesma já estava sendo encaminhada para outra ocorrência.
Revoltado com a situação, Romoaldo ainda contou para nossa reportagem que foi orientado pelo médico da unidade a providenciar um veiculo para levar a idosa até o hospital Dantas Bião. Caso contrário teria de aguardar alguns minutos para que a equipe fosse ao local prestar atendimento.
“Consegui um veiculo para levá-la ao hospital por volta das 15h40”, disse Romoaldo.
Na manhã desta terça-feira o Alta Pressão entrou em contato com a coordenadora administrativa do SAMU, Jaguanacy Oliveira, que confirmou haver apenas uma ambulância (Unidade Básica) disponível para atendimento na cidade. Segundo ela, duas quebraram no último final de semana, sendo levadas para a oficina. Ainda de acordo com Jaguanacy, não há prazo para que ambas voltem a operar.
“Se a pessoa tiver em estado grave, vai morrer, se ficar esperando por atendimento do SAMU, pois não tem ambulâncias para atender a população de Alagoinhas”, disse Romoaldo. O mesmo pede que as autoridades competentes tomem providencias.
Reportagem: Alta Pressão