
Na noite desta quinta-feira (13), a Câmara Municipal de Alagoinhas recebeu a cerimônia de abertura da 1ª edição da Festa Literária Internacional da Casa do Poeta de Alagoinhas (FLICAS). O evento reuniu estudantes universitários, escritores locais, professores, gestores escolares, artesãos, artistas visuais e a comunidade em geral.
A iniciativa conta com o apoio da Prefeitura de Alagoinhas, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo (Secet), que reforça a importância do festival para o fortalecimento do cenário sociocultural do município. “É com imensa satisfação que a Secet faz parte de um evento como esse, uma verdadeira festa cultural, algo que Alagoinhas precisa. Quero, em nome do nosso secretário, João Henrique Paolilo, disponibilizar a Secet para darmos continuidade a parcerias como essa”, enfatizou o gerente de cultura, Jackson Santos.
A programação da FLICAS foi elaborada para estimular reflexões sobre identidade cultural e patrimônio imaterial, com destaque para a valorização dos povos indígenas do município. As atividades seguem até o próximo dia 15 de março, no Centro de Cultura de Alagoinhas, e entre os destaques estão: oficinas de artesanato, teatro e dança, conduzidas por cerca de 40 profissionais das artes. A participação da escritora suíça Chiara Mari será o marco de internacionalização da festa. A expectativa da organização é reunir um público de aproximadamente 5.000 pessoas ao longo dos três dias.
“Estamos muito animados porque fazer cultura é maravilhoso, fazer literatura é inspirador. É fundamental conhecermos nossas origens, nossos antepassados e reverenciarmos nossa ancestralidade. Esse é um tema relevante, atual e que precisa ser amplamente debatido”, enfatizou a presidente da FLICAS, Luana Cardoso.
Representando a Secretaria Municipal de Educação, a professora Cristiane Mendes enalteceu a FLICAS por trazer o tema da ancestralidade como eixo central. “Durante esses dias, estamos vivenciando um evento profundamente identificado com nossa terra e cultura. Isso nos lembra do débito histórico que temos e da necessidade de políticas afirmativas que contemplem os povos indígenas e suas histórias em Alagoinhas”, ressaltou a professora, que possui ancestralidade de povos originários.
Sobre a CASPAL
A Casa do Poeta de Alagoinhas é uma referência na promoção da literatura e das artes no município. Além de incentivar novos talentos, a instituição busca integrar a arte ao cotidiano da cidade, estimulando escritores, poetas e artistas visuais a fortalecerem a identidade cultural local. A sede está localizada no Mercado do Artesão, sala 01, na Praça da Bandeira, no Centro de Alagoinhas.
Programação Completa
Quinta-feira (13 de março)
Local: Câmara de Vereadores de Alagoinhas
Horário: 19h
Temática: A literatura em nosso território
Sexta-feira (14 de março)
Local: Centro de Cultura de Alagoinhas
Horário: 8h às 22h
Temática: Somos território indígena
Sábado (15 de março)
Local: Centro de Cultura de Alagoinhas
Horário: 8h às 13h
Temática: Diversidade e inclusão