Julho Amarelo: prevenção e testagem são intensificados em Alagoinhas

Foto: Roberto Fonseca/ SECOM

Julho é o mês adotado como o de luta e conscientização das hepatites virais em todo o Brasil. Em Alagoinhas o mês tem sido para testagem, prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças nos dias 25 e 27 de julho.

“O Serviço de Assistência Especializada às pessoas que convivem com HIV/AIDS e Hepatites Virais (SAE), o Centro de Testagem e Aconselhamento em IST/AIDS (CTA), em parceria com a Policlínica Municipal de Alagoinhas, está na terça-feira (25) e na próxima quinta-feira (27) realizando testes rápidos para Hepatite B e C, HIV e sífilis. Essa ação é por conta da importância do diagnóstico e do tratamento precoce, porque sabemos que quanto mais cedo é descoberto e o tratamento é iniciado, melhores as condições de vida”, explica Micheli Campos, coordenadora do Programa municipal de IST/AIDS e do SAE/CTA do município.

Dentre as ações realizadas, está a palestra que ocorreu na terça-feira (25) na Policlínica Municipal, juntamente com testes rápidos de Hepatite B e C e vacinação para prevenção das Hepatites A e B, nos postos de saúde. Também é oferecido, durante todo o ano, o serviço especializado de testagem e diagnostico no SAE/CTA. Basta se dirigir a unidade localizada na Rua Maria Feijó – em frente ao CETEP, e segunda a sexta-feira das 08h às 11h e das 14h às 16h, portando carteira de identidade e cartão SUS (não precisa estar em jejum) para o atendimento.

Essa doença consiste em uma inflamação do fígado que pode ser causada por vírus ou pelo uso de alguns remédios, álcool e outras drogas, assim como relações sexuais, por doenças autoimunes, metabólicas e genéticas.

Formas de transmissão

As hepatites virais apresentam diferentes formas de transmissão, a depender do vírus causador da doença. As hepatites A e E apresentam como principal forma de transmissão a via fecal-oral. Essas doenças estão relacionadas, portanto, com hábitos de higiene pessoal e as condições de saneamento básico de uma região.

As hepatites B, C e D possuem diferentes meios de transmissão, os quais incluem relação sexual desprotegida com pessoa contaminada; compartilhamento de objetos contaminados, como lâminas de barbear, alicates, agulhas e escovas de dentes; e da mãe para o bebê.

Siga nosso Canal no WhatsApp, e fique atualizado com as principais notícias do dia.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

LEIA MAIS…

MAIS LIDAS

CONFIRA AS 10 +