Festa de Nossa Senhora da Conceição mantém tradição no distrito de Riacho da Guia

Foto: Roberto Fonseca / Secom-PMA

Uma das tradições mais antigas e preservadas da região, a Festa de Nossa Senhora da Conceição, teve início no dia 01 de dezembro e atraiu muitos fiéis para a programação religiosa e musical no Distrito do Riacho da Guia.

Desde o dia 1º de dezembro, uma novena em homenagem à sua madrinha, Nossa Senhora da Conceição, com o tema “Ensina-nos a caminhar em comunhão com a igreja” foi realizada, com missas diárias e participação de fiéis de diferentes localidades. Na sexta-feira (08), foi o dia dedicado à santa, onde foi realizada uma alvorada e café da manhã comunitário. Além disso, uma peça teatral foi encenada após a missa das 19h, com o grupo juvenil Imaculada Conceição.

Já no sábado e domingo (09 e 10 de dezembro), foi realizada a festa profana com apoio da Prefeitura de Alagoinhas, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo (SECET), com a disponibilização de infraestrutura e shows musicais de Tácio Gabriel, Vanoly Cigano e Grupo Estrela. Houve também o tradicional leilão.

Para o prefeito Joaquim Neto, as celebrações à Nossa Senhora da Conceição têm muitos significados para a comunidade. “Além do caráter religioso, a realização do evento dá continuidade a uma tradição cultural e fortalece os laços entre os moradores, que se envolvem na preparação de todos os detalhes. É uma festa lindíssima que também contribui para a fé dos alagoinhenses”, destacou o gestor.

Foto: Roberto Fonseca / Secom-PMA

O padre celebrante, Adriano Oliveira Barreto, lembrou da importância dos festejos para a padroeira do povoado Conceição. “Um momento de benção e de reunir a comunidade para dar os louvores e o viva à Nossa Senhora da Conceição, padroeira deste povoado. Durante esses dias, o público se fez presente nesse momento de fé e de louvor e aconteceram celebrações e vários momentos que, na vida da comunidade, foi tudo em honra à nossa padroeira Nossa Senhora da Conceição”.

Também estiveram presentes a deputada estadual Ludmilla Fiscina, o secretário de Governo João Rabelo, o secretário de Relações Institucionais Noberto Alves (Bebé) e o secretário de Comunicação Márcio Gomes.

A festa conta o apoio da prefeitura municipal, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo (SECET).

Foto: Roberto Fonseca / Secom-PMA
Foto: Roberto Fonseca / Secom-PMA
Siga nosso Canal no WhatsApp, e fique atualizado com as principais notícias do dia.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

LEIA MAIS…

MAIS LIDAS

CONFIRA AS 10 +