Encontro de nações destaca o Dia da Consciência Negra em Alagoinhas

Foto: Roberto Fonseca
Data instituída no calendário brasileiro desde 2003, o Dia da Consciência Negra é celebrado sempre em 20 de novembro, em lembrança a morte de Zumbi dos Palmares.

Feriado municipal em Alagoinhas, a data foi celebrada com um Encontro de nações no Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães. Organizado pela Comissão de Terreiros da Bahia, em parceria com a Secretaria de Assistência Social (SEMAS), o evento convocou a mobilização contra o racismo e a intolerância religiosa.

A programação no Colégio Modelo teve inicio às 9h, com falas de gestores municipais, lideranças religiosas, representantes de entidades da sociedade civil organizada e da Federação Nacional do Culto Afro Brasileiro (FENACAB), seguidas de homenagens, com a entrega das medalhas Dandara dos Palmares, conselheira e parceira de Zumbi de Palmares na luta pela superação da escravidão no Brasil, e apresentações culturais dos grupos Mesa de Ogãs e Dance is Life.

O evento reuniu matrizes culturais e sociais brasileiras, como o candomblé e a umbanda, e além dos terreiros locais, representantes das religiões afro-brasileiras da capital do estado e diversos municípios compareceram em peso.

Foto: Roberto Fonseca

Siga nosso Canal no WhatsApp, e fique atualizado com as principais notícias do dia.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

LEIA MAIS…

MAIS LIDAS

CONFIRA AS 10 +