Em parceria com associações de bairro, prefeitura realiza faxinaço de combate à dengue, zika e chikungunya, em Alagoinhas

Foto: reprodução

Visando reduzir os índices de infestação do mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya, na cidade, e com foco em sensibilizar a população sobre os cuidados necessários para o combate às arboviroses, a Prefeitura realiza, na segunda (31) e na terça-feira (1°), um “faxinaço” na região do Mangalô.

Coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (SESAU) e pelas associações de bairro, a ação propõe um grande arrastão, com a coleta de materiais inservíveis, como latas, garrafas, pneus, vasos, galões, calhas e bandejas quebradas, entre outros. O intuito – segundo a coordenação de endemias do município – é eliminar recipientes que possam acumular água parada, evitando que se tornem criadouros positivos do mosquito.

Devido à pandemia do coronavírus, o tradicional “mutirão” será realizado sem a mobilização popular nas ruas e sem a presença de público externo, para evitar aglomerações, e contará com o apoio dos moradores no que se refere à destinação dos materiais inservíveis a pontos de coleta ou a contêineres, que estarão posicionados, no bairro, em pontos estratégicos. Apenas representantes das associações de bairro e equipes das secretarias municipais, devidamente paramentadas, atuarão na linha de frente do faxinaço, das 8h às 13h, nos 2 dias de coleta.

Neste sábado (29), agentes de endemias estarão na localidade, com a entrega de sacos de lixo em domicílio e orientações à população sobre as formas de eliminar criadouros do vetor e os pontos de coleta que estarão disponíveis. No total, 8 contêineres estarão dispostos no bairro: 2 na Rua Padre Araguia, 5 no Alto Sagrado Coração de Jesus e 1 no loteamento Maíra.

Para a retirada em massa dos materiais, caçambas, caminhões e retroescavadeiras farão o trajeto da coleta, no bairro, até a destinação correta dos resíduos. Os veículos passarão, na segunda e na terça-feira, pelas ruas Alto Sagrado Coração de Jesus, São José, São Geraldo, São Luiz (da ponte até o Centro de Recuperação Pedras Vivas), pela rua do fundo do campo de bola, pelo Loteamento Maíra e pela Padre Araguaia.

No dia seguinte à coleta em massa dos materiais inservíveis, equipes do setor de endemias atuarão, no bairro, com a pulverização espacial de inseticida, o “fumacê”, como parte da estratégia que tem como foco eliminar o mosquito vetor.

Novos mutirões estão previstos para Vila de São Pedro, Baixa da Candeia, Baixa do Corte, Águas do Viver, Praça Santa Isabel e Silva Jardim, já nos próximos dias, conforme cronograma da Secretaria Municipal de Saúde, e uma 2ª etapa da ação, contemplando também outras localidades do município, deve acontecer já no próximo mês.

Histórico

Os mutirões de combate a arboviroses – cuja iniciativa partiu dos moradores da comunidade de Nova Brasília, com a adesão, também, de outras associações de bairro – aconteciam, em etapas anteriores, em forma de gincana, a partir da organização das próprias associações, e ganharam novo formato, no último ano, quando, em parceria com a Prefeitura, foram recolhidas 97 toneladas de lixo, do somatório das 11 localidades contempladas com a realização do mutirão 2019.

Os reflexos da ação foram efetivos nas estatísticas do período: após os mutirões, o último Levantamento Rápido (LIRAa) de 2019 apontou para uma queda significativa do Índice de Infestação Predial, que saiu da casa de 5.6 para 2.2, na cidade, acompanhado da redução dos depósitos tipo 2, ou seja, aqueles que representam lixo e resíduos.
Este ano, além das medidas intensificadas para enfrentamento ao novo coronavírus, diante da pandemia, a Bahia – que registrou crescente no número de casos de dengue, chikungunya e zika, em todo estado – vem intensificando ações para o combate às doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.

Em Alagoinhas, medidas como inspeções de quintais e terrenos baldios são executadas, dia a dia, em toda a cidade, pelos agentes de endemias, que realizam ainda bloqueios nas áreas adjacentes às localidades onde foram registrados casos de arboviroses.

No entanto, com foco em reduzir significativamente os índices de infestação do mosquito e tendo em vista o atual cenário de pandemia do coronavírus – em que o trabalho dos agentes de endemias casa a casa fica restrito à área externa das residências – a Secretaria Municipal de Saúde organizou ações intersetoriais voltadas ao saneamento, à destinação correta de resíduos, à educação em saúde, à conscientização e colaboração dos moradores.

Confira o cronograma de mutirões/faxinaços previstos, em Alagoinhas, para os próximos dias:
– MANGALÔ: 31 de agosto e 1° de setembro;
– VILA DE SÃO PEDRO: 8 de setembro;
– BAIXA DA CANDEIA: 10 de setembro;
– BAIXA DO CORTE: 14 de setembro;
– ÁGUAS DO VIVER: 14 de setembro;
– PRAÇA SANTA ISABEL: 16 de setembro;
– SILVA JARDIM: 21 de setembro.

Siga nosso Canal no WhatsApp, e fique atualizado com as principais notícias do dia.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

LEIA MAIS…

MAIS LIDAS

CONFIRA AS 10 +