Em Alagoinhas, palestras e exames marcam campanha de alerta para prevenção e combate à AIDS

Postado em

fonte Secom-PMA

Foto: reprodução / Agência Brasil

Despertar para a importância do teste e desmistificar o medo de fazê-lo, além de trabalhar o combate ao preconceito, causado pelo estigma e pela falta de informação. Este o foco da campanha mundial Dezembro Vermelho, que marca a conscientização e a luta contra a epidemia de HIV/AIDS.

Em Alagoinhas a campanha foi marcada por distribuição de folhetos e preservativos, palestras e incentivo à realização do teste rápido no CTA – Centro de Testagem e Aconselhamento, que fica na Policlínica Municipal. Nos dias 1,2 e 3 foram realizados 47 testes rápidos para HIV e Sífilis, e destes, 1 apresentou resultado positivo para Sífilis.

Atualmente, 473 pacientes com HIV/AIDS, sendo 191 de outros municípios da região, são atendidos no Serviço de Assistência Especializada e Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA), que oferece uma ampla assistência, por meio de uma equipe multidisciplinar formada por médico, enfermeira, psicóloga, farmacêutica, assistente social e técnica de enfermagem especializados na assistência às pessoas que convivem com o HIV/AIDS e Hepatites Virais.

O serviço é referência para capacitação dos profissionais da regional e atendimento dos pacientes para os casos de abuso sexual e acidente com material biológico durante a semana, em horário comercial. Nos finais de semana, feriados e à noite, o atendimento a estas vítimas deve ocorrer no Hospital Regional Dantas Bião, onde também haverá a dispensação de Antirretroviral. Em todos os casos, o paciente deve ser referenciado imediatamente para o Serviço de Assistência Especializada para acompanhamento com equipe multidisciplinar.

As atividades de rotina estão mantidas durante a pandemia, e incluem distribuição de preservativos masculinos, femininos, gel lubrificante para idosas na menopausa e gays, e informações sobre IST/AIDS.O atendimento é feito de segunda a sexta, das 7h30 às 12h e das 13h30 às 16h30.

Siga nosso Canal no WhatsApp, e fique atualizado com as principais notícias do dia.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

LEIA MAIS…

MAIS LIDAS

CONFIRA AS 10 +