Dia Nacional das Nações de Candomblé será celebrado no próximo sábado (23) com rica programação

Postado em

Foto: Roberto Fonseca/Secom / Ilustrativa

Em alusão ao Dia Nacional das Nações de Candomblé, instituído pela Lei 14.519/2023, no próximo sábado (23), uma rica programação será realizada na Biblioteca Municipal Maria Feijó e na Praça Conselheiro Rui Barbosa. Promovida pela Federação Nacional do Culto Afro-Brasileiro (FENACAB/ Regional de Alagoinhas), em parceria com a Prefeitura de Alagoinhas, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo (SECET) e da Secretaria de Relações Institucionais (SECRI), a ação celebrará o reconhecimento dos terreiros de candomblé como espaços de cura pelo Conselho Nacional de Saúde.

As atividades serão iniciadas às 15h30 com uma Roda de Conversa com a Secretária de Cultura, Esporte e Turismo Iraci Gama, a Secretária de Saúde Laína Passos, o Babalorixá André, a coordenadora da FENACAB Iyalorixá Geisa Maria dos Santos Paixão (Ominaquê) e outras autoridades. Em seguida, acontecerá um Xirê de Rua, uma manifestação cultural em tributo aos Orixás que visa estimular a identidade do ‘povo de santo’, a quebra de preconceitos e a criação de espaços para a preservação das tradições de matriz africana.

Por fim, o público ainda poderá apreciar os shows do grupo Iami e de um grupo cultural de Salvador que fará uma apresentação abordando a religiosidade afro-brasileira. É preciso ressaltar que o Governo Joaquim Neto, por meio da SECET, tem feito importantes contribuições para a proteção dos direitos das comunidades religiosas de matriz africana, como o mapeamento dos terreiros e a isenção do IPTU.

*Com informações da Secom

Siga nosso Canal no WhatsApp, e fique atualizado com as principais notícias do dia.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

LEIA MAIS…

MAIS LIDAS

CONFIRA AS 10 +