Coligações vão precisar de pelo menos 3.800 votos para eleger um vereador em Alagoinhas

Foto: Rosival Barreto
Foto: Rosival Barreto

Com pouco mais de 93 mil eleitores aptos ao voto em outubro próximo, a comunidade política de Alagoinhas já começa a fazer suas contas para saber quantos vereadores serão eleitos por cada coligação.

Até o momento, segundo Jessé Bico de Pena, presidente do Diretório Municipal do PTC, já existem formadas teoricamente onze coligações, que passarão a ser oficializadas a partir das convenções municipais que vão homologar as candidaturas e ratificar as coligações ou não de algumas legendas.

Algumas estão soltas, sem nenhum partido coligado, mas vai precisar de cerca de 3.800 votos para fazer um vereador. Esse número, segundo Jessé, se baseia nos cálculos de votos válidos e brancos que serão sufragados em outubro, uma média de 60 a 65 mil, tomando por base que existem 93 mil eleitores, que a abstenção chegue a 20%, brancos e nulos somem cerca de 10%, finalizando com esse número.

Os cálculos são feitos distribuindo o número de votos válidos e brancos pelo número de vagas na Câmara Municipal, 17. “Essa eleição será uma das mais concorridas e, pelo andar da carruagem, não dá pra fazer nenhuma previsão de quem serão os eleitos”, disse Jessé Bico de Pena, bastante consultado pelos políticos nessas horas.

Ele dá como certa as coligações entre PTC/PTB/PSDC, PSB, Pros, SD e PRB, PSL e PPL, PMN e PEN, DEM, PV, PSDB e PTdoB, PR e PP, PRP e PRTB, Rede, PMDB, PPS e PHS, com cerca de 300 candidatos à vereança.

A campanha eleitoral ainda não começou, mas o tabuleiro político já começa a se desenhar em Alagoinhas.

*Gazeta dos Municípios

Siga nosso Canal no WhatsApp, e fique atualizado com as principais notícias do dia.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

LEIA MAIS…

MAIS LIDAS

CONFIRA AS 10 +